16 de fev de 2013

Levar os filhos para comprar vegetais pode ser uma ótima tática para mudar hábitos alimentares

Alexander Gomes de Azevedo, barracas de feirantes, feira do bairro, Filhos Saudáveis, frutas, hábitos alimentares, legumes, Pais Inteligentes, papinhas do nenê, Ponta Grossa, vegetais, verduras, Água Verde,
Quem nunca experimentou? Levar a criança para ver com as frutas, verduras e legumes são lindos expostos nas barracas de feirantes, com toda a alegria e algazarra de uma boa feira de rua?

Minhas lembranças saborosas de infância incluem este passeio com minha avó na feira do bairro São José, em Ponta Grossa, PR, onde nasci. Depois chegávamos em casa e aprendia com ela sobre a arrumação e o preparo de comidas saborosas. Meus sogros, felizmente, também conservam este hábito e freqüentam há uns 20 anos a mesma feira no bairro da Água Verde, em Curitiba. Sendo assim, claro que os meninos aprenderam cedo a gostar de feira.

Lembrei disso quando vi hoje uma recomendação para as famílias adotarem esta prática para ajudar a melhorar os hábitos alimentares da criança. Segundo o nutrólogo Alexander Gomes de Azevedo, autor de "Pais Inteligentes, Filhos Saudáveis" , "uma tática é levar os filhos a feiras, varejões ou mercadões. Assim, os pequenos podem entrar em contato com o aspecto de frutas e legumes, estimulando a curiosidade por cores, sabores e texturas diferentes."

Para Azevedo, o ideal seria ter alimentos saudáveis no cardápio cotidiano mesmo antes do nascimento dos filhos. Parece loucura, mas é verdade, muita gente começa a comer bem só quando vai começar a fazer as primeiras papinhas do nenê, experimentando sabores para os quais sempre fez cara feia!

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha