21 de fev de 2013

O álcool usado nas receitas evapora completamente?

Meu pai, que se abstém de álcool há muitos anos, sempre falou que era melhor evitar as sobremesas alcoólicas!
Sabedoria!

"Quando colocamos o álcool em receitas que vão ao fogo ou forno, o álcool tende a evaporar, principalmente em receitas de caldas. Entretanto, não podemos garantir categoricamente que qualquer receita, preparada no forno/fogo, é isenta de álcool, já que um remanescente dessa substância pode ainda existir na receita final. Existem muitas receitas que vão ao fogo/forno, mas ainda possuem álcool, como biscoitos de cachaça, molho madeira (ou de outros tipos de vinhos), entre outros. É claro que cada receita tem seu preparo e isso determina se ainda restará álcool no final.
Nos casos de receitas que vão somente à geladeira, o álcool irá permanecer, pois não se atingiu temperatura suficientemente altas para evaporá-lo. Isso pode ser visto nos "jelly shots" (vodka com gelatina), pavês com licor ou outro tipo de bebida, etc.
Assim, caso esteja em um tratamento que impeça a ingestão de álcool, evite receitas com bebidas alcoólicas no preparo. Assim, você não terá receio de que haja uma interação medicamentosa com a ingestão de certos alimentos, pois o álcool que sobra no alimento ao final do preparo, mesmo que em baixas quantidades, é o mesmo álcool de antes do preparo."

E super vale para grávidas e lactantes! ;-)
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha