15 de fev de 2013

Quando o desejo de grávida envolve uma Focaccia, senta que lá vem receita!

desejo de grávida, Focaccia, chef italiano, pão Focaccia, Olivier Anquier,


O dia começou com uma foto que um chef italiano postou no Instagram com uma fornada de Focaccia... A grávida aqui salivou!

O dia passou e, à noitinha, meu filhote mais velho se animou a preparar uma em casa para nós e foi gostoso planejarmos juntos a execução. Aproveitamos e testamos as pás da batedeira para massa pesada, um apetrecho que nunca tínhamos usado (sério!) porque sempre que preferíamos a máquina de pão, que, infelizmente, está no conserto. Foi super bom, aprovada!


Desejo de grávida, receitas, receitas de Focaccia, como fazer Focaccia, como preparar um Focaccia, receitas italianas, comidas italianas, pães italianos, historia do Focaccia, modo de preparo do Focaccia, massa de origem italiana,

Ingredientes:

• 30 g de fermento biológico fresco 'Fleischmann'
• 250 ml de leite
• 1/2 kg de farinha de trigo
• 2 colheres de sopa de manteiga sem sal
• 1 colher de sopa de açúcar
• 1 colher (chá) de sal

Modo de preparo:

• Dissolva o fermento em um pouco de leite morno (com um pouco de açúcar e farinha de trigo) e deixe descansar, para formar a esponja.
• Em uma batedeira com gancho para massa, misture todos os ingredientes, exceto o sal, e bata por 10 minutos, em velocidade baixa.
• Junte o sal, aumente a velocidade da batedeira e bata por mais 5 minutos;
• Deixe a massa descansar, coberta com um pano e longe de corrente de ar, por 25 minutos, até ela dobrar de tamanho;
• Abra a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e ajeite-a na forma. Eu preferi fazer numa forma grande retangular, como vejo aqui na Mooca.
• Para a cobertura, coloque as focaccias em uma assadeira, pincele-as com o azeite e polvilhe-as com osal, ervas finas e pimenta. Eu acrescentei pimentões e tomates em rodelas, mortadela em cubinhos e azeitonas.
• Leve ao forno moderado (170ºC), pré-aquecido, por 15 minutos ou até começar a dourar.

Desejo de grávida, receitas, receitas de Focaccia, como fazer Focaccia, como preparar um Focaccia, receitas italianas, comidas italianas, pães italianos, historia do Focaccia, modo de preparo do Focaccia, massa de origem italiana,


Você sabe a história deste pão?

Focaccia é uma massa de origem italiana, da região de Gênova. É achatada (com no máximo 2 cm de altura) e macia, em geral coberta com sal grosso, azeite e alecrim. Na Itália, é consumida tanto no desjejum, como aperitivo ou antepasto.

A que fizemos ficou muito alta (será que mão de grávida cresce mais?) e cobrimos com vegetais... Enfim, foi um arremedo de focaccia, mas eu fiquei feliz!

P.S. A receita da base da massa eu aprendi no site do Olivier Anquier.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha