7 de fev de 2013

Sabia que plantar ficus é proibido em algumas cidades?

Você já aproveitou uma promoçãozinha no hipermercado e trouxe uma arvore de ficus para casa?

Saiba que esta e outras plantas não devem ser adquiridas nem replantadas em qualquer lugar.
As raízes podem afetar estruturas de construções e sua seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

O alerta foi no blog Flores de Lulu.

arborização, arvore de ficus, blog Flores de Lulu, dicas de decoração, Fico-chorão, Ficus benjamina, Ficus leprieurii, Ficus lyrata, Ficus variegata, Figueira, Figueira-benjamim, Moraceae, seiva leitosa,


Usado na decoração de ambientes internos e também por paisagistas, o Ficus é uma árvore muito popular que pode chegar, em condições naturais, a 30 metros de altura. Os nomes mais conhecidos são: Fico, Fico-chorão, Figueira e Figueira-benjamim, mas existem muitas espécias, com características próprias. 
Infelizmente o ficus vem sendo plantado em locais impróprios. Se colocado em calçadas, ruas e próximo a muros e construções, seu desenvolvimento rápido provoca danos às estruturas e tubulações subterrâneas.  
Por isso, é importante verificar o plano de arborização do município e deve-se dar toda atenção à poda.
Cuidado com as crianças também:  a seiva leitosa é tóxica e pode provocar irritações e alergias na pele.

E para quem quer cuidar destas árvores em vasos dentro de casa:
Vale lembrar que o arbusto plantando em ambientes fechados não se adapta a mudanças frequentes de local, principalmente por causa das correntes de ar frio e do encharcamento. As folhas podem amarelar e cair.
Veja algumas espécies de Ficus:

  • Ficus benjamina - Da Família Moraceae, é nativa de Índia, Filipinas, Austrália e Nova Guiné. Com crescimento rápido, chega rapidamente a 20 metros de altura. Sua copa e densa e a folhagem verde brilhante tem o formato oval, tolerante a podas. De clima tropical, deve ser cultivada em solo rico de matérias orgânicas e drenagem, além de resistir ao sol pleno.
  • Ficus variegata - Tem a mesma formação do benjamina, mas possui folhas verdes e brancas, e o cultivo pode ser feito a sol pleno.
  • Ficus lyrata - Figueira-lira, fícus-lira, da família Moraceae, nativa da África, atinge de 10 a 12 metros de altura, com crescimento rápido. Na juventude, tem copa densa e piramidal, na maturidade, assume forma arredondada e densa. O arbusto é apreciado por sua robustez, que cria muita sombra.
  • Ficus leprieurii ou triangularis - Árvore nativa da África Tropical, atinge de 5 a 8 metros de altura, tem copa densa e folhas triangulares verdes, também na versão variegata, com folhagem nas cores verdes e creme. Pode ser cultivada a sol pleno.


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha