23 de mar de 2013

4 compromissos contra o sobrepeso e o sedentarismo #vivapositivamente

sobrepeso, sedentarismo, consumo de refrigerantes, Coca-Cola, obesidade, vida saudável, como ter uma vida saudável, Coca-Cola contra o sedentarismo,

Até mesmo quem milita contra o consumo de refrigerantes costuma admitir que os vídeos da Coca-Cola são inspiradores. Mas um novo viés parece surgir na campanha do vídeo que incorporamos aqui, parte do posicionamento da Coca-Cola na luta contra a obesidade e que está sendo indicado até como "um alerta direto para quem está inserido no mundo da Administração e para o próprio comportamento dos profissionais em seu dia a dia".
"Na propaganda, um garoto trabalha até mais tarde e ouve uma voz que o chama até a sala do chefe. Ele vai até lá e recebe a ordem para sentar, enquanto a cadeira presidente está virada para o lado oposto. Começa o discurso: ”Você sabe quem nós somos? Nós somos o poder. Estamos nos grandes centros de decisão. Por séculos temos controlado você, no trabalho, quando você está em casa, quando você sai… nós controlamos tudo. Nós somos… as cadeiras. E agora é hora de conquistar você”.No entanto, o garoto questiona: ”E se nos levantarmos?”, mostrando que ter uma simples atitude pode fazer a diferença para uma vida mais saudável. O interessante do comercial é que a Coca-cola tira o foco do refrigerante e joga o peso da responsabilidade da obesidade no comodismo do próprio consumidor. A ideia foi destacar que, quem decide se vai ou não ser “conquistado” pela cadeira, seria nós mesmos."
Gostei do viés do artigo, que relembra que além da questão da obesidade, o comercial pode ser muito bem encaixado para a própria vida das pessoas no geral, seja ela quando vai fazer um negócio, no trabalho, com a família ou em outras situações. O belo discurso colocado de que a “cadeira” (o comodismo) domina o mundo e que apenas nós mesmos podemos alterar esse quadro pode ser bem inspirador.


Fui conferir os compromissos citados no final do vídeo, claro. E publico abaixo o texto (em espanhol) que achei no site oficial da Coca-Cola Iberia.
Conoce nuestros 4 compromisos contra el sobrepeso y el sedentarismo

1. Concienciar sobre la gravedad del problema del sedentarismo, sus consecuencias y la necesidad de combatirlo
“¿Y si nos levantamos?” es la nueva campaña de Coca-Cola Iberia que apuesta por un estilo de vida saludable e invita a los ciudadanos a ‘levantarse’ contra el sedentarismo. La iniciativa afianza el compromiso de la Compañía por concienciar sobre la gravedad del problema del sedentarismo, sus consecuencias y la necesidad de combatirlo.

2. Promover un estilo de vida saludable a través de la práctica de actividad física a diario
Desde sus inicios, Coca-Cola ha estado asociada a la vida activa y al deporte, fomentando hábitos de vida saludable y apoyando eventos donde se práctica la actividad física y el deporte de carácter local e internacional como los Juegos Olímpicos (que patrocina desde 1928) o los Mundiales de Fútbol (desde 1978) o las carreras populares en la mayoría de las grandes ciudades de toda España.

3. Ofrecer una gama variada de marcas y envases de bebidas, incluyendo una alternativa sin calorías para todos los productos
En los últimos años, Coca-Cola Iberia ha iniciado un ambicioso proceso de diversificación para adecuarse a las necesidades y demandas de los ciudadanos y, por ello, cuenta con una de las ofertas más amplias de toda la Unión Europea. Si en 1953 esta Compañía sólo producía Coca-Cola, hoy en día ofrece un abanico de hasta 69 productos, 24 marcas y más de 600 referencias, que incluyen refrescos de cola, cítricos, de té, bebidas para deportistas, energéticas, zumos y néctares y agua mineral natural.

4. Comunicar con honestidad y transparencia en todos los ámbitos, especialmente en las acciones dirigidas a madres y niños, promoviendo un nuevo marco de auto-regulaciónMarketing responsable
El cuarto compromiso de Coca-Cola Iberia en su apuesta por un estilo saludable y en contra del sedentarismo se traduce en comunicar con honestidad y transparencia en todos los ámbitos y en promover un nuevo código de regulación de la industria, dirigido a madres.
En conclusión, se podría afirmar que la comunicación a madres tiene potencial de mejora en cuanto a una gestión responsable, especialmente si consideramos las autorregulaciones/legislación vigente para el target de niños.


P.S. Dizem que a peça dá uma alfinetada na ação divulgada pelo Facebook, em outubro de 2012, mostrando a importância das cadeiras.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha