3 de abr de 2013

Desejo de grávida: Bolo de Rolo (por @samegui)

Já que não posso viajar para Recife, Recife vem a mim sob o sabor de um autêntico Bolo de Rolo da Casa dos Frios.

Você sabe a história deste doce pernambucano?

A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar, enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole. No entanto, as camadas de massa e goiabada são bem mais finas e o sabor completamente diferente.

Sua origem está na adaptação do bolo português "colchão de noiva", uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.

Pela Lei Ordinária № 379/2007 o bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.

grávidas, bolo, bolo de rolo, doce, bolos de Pernambuco,
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha