5 de abr de 2013

No Dia Mundial da Saúde, como vai a sua Pontuação Digital?


Dia 7 de abril acontece no Parque do Ibirapuera o evento Viver com Saúde é Uma Grande Vitória, que será aberto pelo Ministro de Estado da Saúde, Alexandre Padilha, e o Prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

As comemorações do Dia Mundial de Saúde ocorrem simultaneamente em outras 11 capitais: Recife, Fortaleza, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Manaus, Natal, Cuiabá e Brasília.

De acordo com o Ministério da Saúde, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) constituem o principal problema de saúde do Brasil. O país tem 10 milhões de diabéticos e 30 milhões de hipertensos. As DCNT atingem camadas pobres da população e grupos vulneráveis, correspondendo a 72% das causas de mortes e 75% dos gastos com atenção à saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).

A novidade é um aplicativo que permite ao usuário entender o estado de sua saúde e indica como diminuir seus riscos de desenvolver doenças crônicas como complicações cardíacas, diabetes e câncer, no futuro. A tecnologia inclui sete perguntas básicas sobre medidas de saúde e os hábitos de vida dos usuários. Com base nas respostas, a ferramenta calcula uma pontuação: quanto mais alta, menores os riscos de desenvolver doenças crônicas. Entre as informações que os usuários precisam incluir estão peso, altura, pressão arterial e colesterol. Há ainda questões sobre fumo e atividade física. O aplicativo ‘Pontuação Digital de Saúde’ foi desenvolvido para calcular uma pontuação mesmo que os usuários não tenham seus números exatos em mãos.

Além da pontuação oferecer uma série de indicadores e comportamentos médicos e de saúde, ela ajuda os usuários a entender a relação entre suas escolhas de estilo de vida e o surgimento desses distúrbios. Ela também educa as pessoas sobre objetivos simples, permitindo-lhes ver sua taxa atual e como podem melhorar. Os usuários também podem acompanhar as mudanças ao longo do tempo para mostrar tendências e incentivar a melhoria. A ferramenta também grava a pontuação mais recente e permite que o usuário imprima um relatório para ser compartilhado com um profissional de saúde.

O aplicativo ‘Pontuação Digital de Saúde’ está sendo lançado para usuários brasileiros nas plataformas Apple e Android durante o mês de abril e também estará disponível no Windows 8 e no site do aplicativo nos próximos meses. Neste domingo, a Johnson & Johnson irá demonstrar ao público como utilizar a ferramenta.

Serviço
Dia Mundial da Saúde
Data: 7 de abril de 2013
Horário: das 9h às 14h30
Onde: Av. Pedro Álvares Cabral - Parque do Ibirapuera (Embaixo da Maquise e próximo ao Museu Afro Brasil – Portão 10)


No mesmo dia divulga-se a
 ampliação do acesso ao Programa Nacional de Controle do Tabagismo no Sistema Único de Saúde (SUS) e a ação de prevenção a hepatites virais no estande do ‘Fique Sabendo’ no Hair Brasil, no Expo Center Norte, e de caminhada pela promoção da saúde, em São Paulo.

12ª Caminhada Agita Mundo
Dia: 07/04/2013 (domingo)
Horário: 9h30
Local: Avenida Paulista, 1.578 (em frente ao Museu de Arte de São Paulo/MASP, São Paulo/SP)

Abertura das Ações Comemorativas ao Dia Mundial de Saúde
Dia: 07/04/2013 (domingo)
Horário: 10h15
Local: Tenda principal no estacionamento do Auditório Museu Afro Brasil, portão 10 do Parque do Ibirapuera (Avenida Pedro Álvares Cabral, São Paulo/SP)

Ação do ‘Fique Sabendo’ com foco nas Hepatites Virais
Dia: 07/04/2013
Horário: 12h30
Local: Estande do ‘Fique Sabendo’ no Hair Brasil (Estande 25 a 29 do Pavilhão Azul, Expo Center Norte, Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo/SP)


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha