28 de mai de 2013

9Wines: recomendação de vinhos ao cliente inspirado na Netflix



Quando se fala em inovar, a referência para criar algo diferente pode vir de um universo completamente diverso do negócio em questão. Este é o caso do e-commerce especializado em vinhos 9Wines, cujo idealizador tirou da Netflix a ideia de criar um sistema inédito que faz sugestões de vinho ao cliente de acordo com o seu perfil.

“Morei alguns anos nos EUA e lá era cliente da Netflix. Acho excelente o sistema deles que indica filmes que você pode gostar a partir de um sistema que cruza as informações dos vídeos que você já assistiu. Há cerca de quatro anos, quando estava pensando em criar uma loja virtual de vinhos no Brasil, pensei que pudesse fazer algo parecido, já que uma das maiores dificuldades para o consumidor da bebida é escolher um rótulo diante de um número cada vez maior de opções”, conta o empreendedor Roberto Stanichi.

Lançada em fevereiro, a 9Wines levou três anos para ficar pronta. “Nosso primeiro desafio foi categorizar os milhares de vinhos existentes em todo o mundo em estilos que pudessem balizar a escolha do cliente. Formamos um banco de dados que contém quase 3.000 possíveis combinações de uvas, cortes, regiões e técnicas de produção que influenciam/determinam o estilo de um vinho. Daí saíram os nove estilos (espumante, branco refrescante, branco suave, branco encorpado, rosé, tinto leve, tinto clássico, tinto encorpado e doce) que deram origem ao algoritmo exclusivo da 9Wines”, explica Stanichi.

Ao entrar no site da loja, o cliente responde um breve questionário com cinco perguntas sobre as preferências de vinho, comida e aromas que ajudam o algoritmo de recomendação criado pela 9wines a indicar e recomendar os rótulos mais adequados ao perfil de cada pessoa.

“A partir disso, o usuário pode realizar a sua compra de acordo com as opções recomendadas pela 9Wines. Caso interesse, o mesmo pode receber por email apenas as promoções que estejam de acordo com o seu perfil. Tudo isso possibilita uma experiência de compra simples e agradável”, ressalta Stanichi.

A 9wines acredita que o mundo do vinho é amplo e merece ser explorado. Sua linha inclui cerca de 600 rótulos das mais variadas regiões e países do mundo. Faz parte do seu DNA apresentar novos rótulos aos seus clientes, oferecendo vinhos de países pouco explorados pelo consumidor brasileiro, como Nova Zelândia, Hungria, Áustria e Alemanha.

Idealizada pelo empreendedor Roberto Stanichi, a 9Wines é o primeiro e-commerce brasileiro a categorizar todos os vinhos do mundo em nove estilos e ter um algoritmo próprio que indica ao cliente os rótulos compatíveis com o seu gosto a partir de um breve questionário. Lançada em fevereiro de 2013, a 9Wines tem hoje cerca de 600 rótulos à venda, atende todo o Brasil e pretende lançar em breve seu próprio clube de vinhos. Site: www.9wines.com.br
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha