19 de jul de 2013

Cultivo sustentável da batata

A FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura) considera a batata o esteio da segurança alimentar de vários países, mas o Brasil, mesmo com sua vocação agrícola, não é um grade produtor deste vegetal.

Batatas, Patatas, Potatoes

 Mas, se na agricultura não somos líderes, nas ciências estamos nos destacando. Um pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) desenvolveu um projeto de cultivo sustentável de um clone de batata, que utiliza menos fungicida, além de reduzir a necessidade de fertilização. O engenheiro agrônomo Eduardo Yuji Watanabe, demonstrou pela pesquisa que a atividade tem potencial para ser utilizada em processamento industrial, o que abre espaço para competir com as variedades importadas.

“A maioria das cultivares de batata disponível no mercado in natura são importadas e se sobressaem pelo alto potencial produtivo e aparência externa do tubérculo”, indica Watanabe.

O pesquisador assinala que a cultura da batata é uma das mais exigentes em fertilização. Apesar disso, o estudo mostrou que o clone de batata utilizada, IAC 2.5, indicou maior rusticidade e menor necessidade de uso de produtos para proteção no cultivo ante as variedades importadas que dominam o mercado brasileiro.

Além disso, Watanabe constatou a importância da complementação da matéria orgânica no aumento da eficiência da adubação mineral, o que contribui ainda mais para a produção da batata em sistema agrícola sustentável.

A pesquisa também evidenciou a boa qualidade de fritura na forma de palitos, sendo mais um ponto favorável para a competitividade do produto.

O experimento foi conduzido de outubro de 2012 a fevereiro de 2013 na Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Itararé, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), em Itararé (interior de São Paulo). A pesquisa teve orientação do professor Paulo César Tavares de Melo, do Departamento de Produção Vegetal (LPV) da Esalq.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha