24 de jul de 2013

Exposição Rota do Queijo

De 1º de agosto a 30 de setembro de 2013, segunda a sábado, das 6h às 18h, o Sesc Carmo promove a exposição fotográfica Rota do Queijo, no Mercado Municipal Paulistano, situado na Rua da Cantareira, 306, Centro. Aos domingos, a exposição pode ser visitada das 6h às 16h. Vale ressaltar que no dia 11 de agosto o Mercado Municipal Paulistano estará fechado.
Essa exposição itinerante tem seu início na região central, migrando posteriormente para mercados de bairros, tais como Lapa, Ipiranga, Santo Amaro, Penha e Pinheiros. A mostra reúne painéis expositivos com imagens da produção tradicional de queijo mineiro (de leite cru), desde a busca do gado no pasto até a comercialização, nas três principais regiões brasileiras – Serra da Canastra, Serra do Salitre e a cidade de Serro. Os registros são do fotojornalista João Correia Filho.
O IPHAN inventariou o modo de fazer queijo de Minas nas regiões do Serro, Serra da Canastra e Serra do Salitre. Esse conhecimento foi enraizado na comunidade mineira, sendo registrado no Livro dos Saberes em 2008. Cada uma dessas regiões forjou um modo próprio de fazer, expressado na manipulação do leite, dos coalhos e das massas, na prensagem, na cura e até no comércio. Desde então, encontra-se em processo de salvaguarda, por ter surgido no século XVIII. Atualmente, cerca de trinta mil famílias são responsáveis pela produção tradicional do queijo mineiro, que utiliza leite cru em seu preparo.
Em 2001, devido à exigência do uso de leite pasteurizado feita pela legislação sanitária, o queijo tradicional mineiro teve sua comercialização proibida. Com isso, produtores de queijo de diferentes regiões de Minas Gerais se associaram com apoio do poder público e de iniciativas privadas como o movimento Slow Food e conseguiram aprovar a lei estadual 14.185, de 31/01/2002. Essa legislação e as demais regulamentações subsequentes dispõem sobre o processo de produção do queijo artesanal, permitindo a manutenção da produção local.
Um aspecto comum no modo de fazer queijo dessas regiões é a adição de pingo, um fermento láctico natural recolhido no soro drenado do próprio queijo, transferindo para o produto características do solo, clima e vegetação.
João Correia Filho graduou-se em Jornalismo e é pós-graduado em Jornalismo Literário. Atua como Repórter Fotográfico há 15 anos e desde 2000 realiza oficinas de fotografias em diversas entidades brasileiras. Ele trabalha como colaborador de várias revistas e jornais no Brasil e no Exterior, tais como: National Geographic, Entrelivros (revista especializada em Literatura), Gula, Cult, Planeta, Horizonte Geográfico, Brasileiros, Revista do Brasil e Jornal Valor Econômico. João é autor de Lisboa em Pessoa – guia turístico e literário da capital portuguesa.
A exposição Rota do Queijo integrou a programação do Sesc Carmo durante a Virada Cultural 2013. Dentre outras ações, a unidade desenvolve trabalhos de difusão cultural, dirigidos aos cidadãos da região central da cidade de São Paulo, por meio de diversas áreas de expressão como música, teatro, artes visuais, literatura, dança, cultura digital, esportes, entre outras.
Para mais informações acesse www.sescsp.org.br e as redes sociais Facebook e Twitter.

Serviço
Exposição Fotográfica Rota do Queijo
Organização Sesc Carmo
Onde: Mercado Municipal Paulistano
Rua da Cantareira, 306 – Centro – São Paulo
Quando: 1º de agosto a 30 de setembro de 2013
Segunda a Sábado, das 6h às 18h.
Domingos, das 6h às 16h.
Exceto em 11/08, domingo, quando o Mercado Municipal Paulistano estará fechado.
Quanto: Grátis.
Classificação: Livre
Tel. 3111-7000


- Posted using BlogPress from my iPhone
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha