3 de set de 2013

Jamie Oliver cria polêmica ao dizer que pobres se alimentam pior


Aqui somos fãs do cozinheiro britânico Jamie Oliver e foi justamente seu trabalho para melhorar a alimentação infantil e juvenil em escolas públicas que nos encantou.

Mas Jamie não tem papas na língua!

Em declarações para a revista britânica 'Radio Times', ele disse que 'sete em dez famílias das mais pobres da Inglaterra escolhem o modo mais caro de se hidratar e de se alimentar: as comidas prontas, os alimentos industrializados'.

'Não quero ser moralista, mas passei muito tempo em comunidades pobres', acrescentou o cozinheiro, que vem divulgado seu novo programa no canal britânico 'Channel 4', 'Jamie's Money Saving Meals' (Receitas de Jamie para economizar, em tradução livre).

Oliver contou que quando observa as pessoas gastando dinheiro em pratos pré-cozidos tem vontade de apresentar a elas um 'gari siciliano que com 25 mexilhões, 10 tomates cereja e um pacote de espaguete de 60 centavos de libra prepara um prato de massa alucinante'.

As declarações de Oliver provocaram críticas de organizações como o Grupo de Ação contra a Pobreza Infantil (CPAG), para quem a baixa renda pode representar uma 'barreira para uma alimentação saudável'.

Imran Hussain, porta-voz da organização, afirmou que 'de acordo com as estatísticas, pais de crianças pobres têm menos possibilidades de comprar frutas frescas para os filhos'. 'E quando a renda de uma família cresce, ela começa a investir mais em alimentos saudáveis', justificou.

O responsável pelas campanhas da 'Save the Children', Helen Berresford, apontou por sua parte que 'nestes tempos economicamente difíceis muitos de nós estão procurando maneiras de economizar dinheiro e conseguir mais por menos'. 'É importante que não percamos de vista a dura realidade de muitas famílias de baixa renda que estão fazendo o melhor que podem ao mesmo tempo que lutam com os altos custos dos alimentos, o aumento das contas e os gastos com o cuidado das crianças', ponderou.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha