11 de out de 2013

Estudo com mais de 40 crianças brasileiras revela comportamento infantil em relação à alimentação

Este ano, a estudante brasileira Luiza Silva realizou um estudo com mais de 40 crianças de 5 a 10 anos que abordou temas como “futuro da cozinha” e alimentação saudável na infância. Ela visitou duas escolas e, após conversar com as crianças sobre como imaginavam o futuro da cozinha, pediu que elas desenhassem como seria esse cenário e também entrevistou as crianças sobre a alimentação saudável e constatou que a maioria delas declara não gostar de frutas e vegetais.

Para testar a influência da aparência dos alimentos na receptividade das crianças, foram preparadas refeições lúdicas para as crianças durante o processo. A experiência constatou que, mesmo afirmando que não gostam de certos ingredientes, 97% das crianças comeram e repetiram o lanche que continham frutas e vegetais quando eram apresentados em formatos diferentes, como personagens de desenhos.



As crianças demonstraram também por desenhos que imaginam um futuro em que a comida será preparada de modo automático. Com base nos dados da pesquisa, Luiza desenvolveu o projeto Atomium, impressora 3D que tem como objetivo imprimir alimentos que facilitem a alimentação do público infantil. O produto seria capaz de registrar as vontades das crianças por meio de desenhos e de acordo com suas preferencias de sabor, imprimindo a refeição com partículas moleculares para criar um alimento saudável e divertido.

Com o projeto, brasileira se classificou entre os oito finalistas do concurso global Electrolux Design Lab 2013 e concorre com participantes da Finlândia, França, Coréia, Cingapura, Suécia e Espanha pelo prêmio final de €5 mil e estágio remunerado de seis meses no Centro Global de Design da Electrolux.

Que tal ajudar o projeto brasileiro na final?

Na edição de 2013 do concurso, o público também tem a chance de votar no seu projeto preferido. Basta acessar o site do Design Lab, votar no projeto e, se quiser, compartilhar a ideia nas redes sociais para apoiar o Brasil. Vamos lá?
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha