29 de nov de 2013

6 alimentos para deixar sua pele linda (pro verão e pra vida!)

Vi no Google+ uma chamada com 5 alimentos para conquistar uma pele mais linda. Cliquei e descobri que faltava o meu favorito: castanhas do Pará.



Super conhecida da gente, ela tem ácidos graxos, vitaminas B e E, proteína, fibras, cálcio, fósforo e magnésio.

"Mas a grande estrela é o selênio, um mineral altamente antioxidante que garante longevidade. Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, afirma que a ingestão diária de duas castanhas-do-pará eleva em 65% o teor de selênio no sangue. No entanto, as castanhas produzidas no Norte e no Nordeste do Brasil são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia."
Legal, mas para que serve o selênio?

Ele combate o envelhecimento das células causado principalmente pelos radicais livres e previne o aparecimento de tumores e doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla. A tireoide funciona a pleno vapor na presença do mineral: se não fosse ele, os famosos hormônios fabricados pela glândula não existiriam.

Aqui usamos informalmente a castanha também para dois "tratamentos". Contra depressão (por conta do magnésio) e para refazer a pele (tanto nas gestações e pós-parto quanto na cirurgia plástica do meu filho depois da mordida do pitbull usamos com sucesso).

Vale complementar com os outros 5 alimentos da matéria que citei no começo. São todos calóricos, mas "no bom sentido", pois são calorias cheias de nutrientes e não "calorias vazias", como as que encontramos em alimentos com alto índice de gorduras saturadas ou de açúcar branco.


Iogurte: é fonte de vitamina B2, nutriente que participa da renovação celular, ajudando a combater rugas e marcas de expressão. A carência dessa vitamina no organismo pode provocar lesões na pele como dermatite e inflamações, o que acelera o envelhecimento precoce.

Abacate: carrega vitamina A, importante para regular as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção do óleo natural que lubrifica a pele. A formação da acne se dá com o entupimento do poro que drena essa produção, dando origem às inflamações, de aparência avermelhada.


Grãos: eles têm vitamina B3, substâncias que facilitam o transporte de outros nutrientes importantes para dentro das células. Facilitam a circulação sanguínea, reduzindo a quantidade de cravos.

Laranja: fonte de vitamina C, a fruta cítrica auxilia na formação do colágeno da pele, além de combater gripes e resfriados. O consumo diário desse nutriente auxilia na elasticidade e firmeza da pele, minimizando o envelhecimento.


Banana: fonte de vitamina B6, a fruta tem ação cicatrizante e reforça o sistema imunológico, ajudando na recuperação da pele. Ela também é essencial na produção de glóbulos vermelhos do sangue, no metabolismo das proteínas e faz toda a diferença no bom funcionamento dos sistemas nervoso e imunológico. 

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha