26 de nov de 2013

#paixãoporazeites (por @brunacmoreira)

A convite da Sara (uma amiga em comum do blog #conversasdecozinha) estive na degustação da nova coleção de azeites Gallo no restaurante Attimo em novembro. 

O tema era #paixãoporazeites e nada mais atrativo para quem, assim como eu,  faz tudo com azeite.



Fiquei ansiosa o dia todo por isso, pois amo comer, amo esse universo de azeites e afins. Fiquei pensando o que o chef faria para nós comermos. E eu não imaginava o tanto de informação que teríamos por lá, o mundo novo e o prazer de ter todo o entendimento e informações do chef Marcelo Scofano, do instituto Maniva.

Abrindo o jantar se hoje: canudinho com creme de palmito e azeite

Pra começar e muito bem recepcionadas, fomos servidas por um “canudinho de creme de palmito com espuma de azeite por cima” a sensação do gosto forte de azeite combinou muito com o creme, e o que deixou com o gosto de quero “todos os canudinhos da mesa” isso sem contar com a sopa de mandioquinha com ovas de peixe, deliciosa, que abriu o apetite pra todo resto da noite.

Bacalhau, mandioquinha defumada, palmito e azeite colheita madura

Fora a conversa agradável com todos os blogueiros e instagramers da mesa, o jantar tinha um clima super agradável e fomos muito bem tratadas por todos os garçons do restaurante.


O chef Marcelo Scofano na sequência dos canudinhos, começou a nos mostrar a coleção nova da Gallo, quatro azeites marcantes e de universos saborosos. O que mais me chamou atenção foi o conhecimento e a vontade de passar tudo o que sabia para nós. E tudo aquilo que ele disse e explicou estava muito fresco na minha cabeça pelas aulas sensoriais que tive há umas semanas e pude por em prática o que aprendi. Todo esse encontro acabou sendo uma aula para mim e cheio de novidades com novos sabores e experiências diferentes.

manteiga azeite, maravilhosa

Diferente para mim é uma manteiga de azeite com cacau, divina! Sentir o gosto do azeite mais espesso com o fundo de cacau foi uma sensação ótima ao paladar e ela não veio sozinha, veio acompanhada de um tomate moqueado na brasa com azeite “Grande Escolha” e foi uma excelente escolha mesmo, porque o tomate foi o rei da noite. Todos querendo a receita e o chef Jefferson Rueda escondendo o segredo.

Tomate moqueado na brasa com azeite e ervas finas

Todas as comidas eram bem apresentadas e lindas, de encher os olhos, paladar e olfato, na sequência experimentamos os azeites puros, cada um com sua identidade e muito marcante. O primeiro “Colheita Madura” tinha uma ardência na língua e uma leve picância, o próximo “Grande Escolha” tinha o sabor marcante, que envolvia todos esses sentidos (o azeite gallo tem um azeite maravilhoso) e deixava a língua com gosto doce e depois de um tempo a garganta dava aquela picadinha, mas o sabor permaneceu na boca por muito tempo.

Polenta com tinta de lula, camarões, favas e azeite grande colheita

O próximo passo foi uma polenta com tinta de lula, camarões com favas verdes e com o azeite “Grande Escolha”, os sabores se misturavam e combinavam tanto que a vontade era de levantar a mão e pedir um repeteco.
Sequência com o bacalhau, coberto com palmito desfiado em cima, mandioquinha defumada e espuma de azeite “Colheita Madura”. Foi uma combinação perfeita e harmoniosa todos os pratos!

Doce de abóbora com sorvete de coco regado com azeite novo 
O azeite Gallo não podia ter feito escolha de um restaurante melhor, o chef Jefferson sabe trazer o gostinho de comida caseira com ar de sofisticação em todos os pratos. Fechou a noite com chave de ouro, com a sobremesa regada de azeite Gallo “Azeite Novo”, doce de abóbora com sorvete de coco, pedacinhos do céu (lê-se torrones).
Queria agradecer pelo convite, de representar o #conversasdecozinha nessa noite que me encheu os olhos e confirmou minha paixão pelo Gallo.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha