11 de fev de 2014

Que tal um Iced Coffee? #vivapositivamente

Quem não gosta de beber um cafezinho fresco, recém coado ou um perfumado "espresso" na pressão ideal? As outras variações da bebida ainda são pouco exploradas no Brasil, que por ironia do destino produz um terço de todo o café consumido no mundo. Quando morei no Japão, bebíamos um cremoso café gelado no verão e não raro sobremesas feitas com gelatina da bebida (que inclusive já foi tema de post nesse blog). Indiscutível também são os efeitos benéficos da bebida a saúde, principalmente no sistema nervoso central, como comprovou estudo divulgado pelo Laboratório de Química em Estado Sólido da Unicamp:
Estudos realizados durante 10 anos com 676 homens, na faixa de 70 a 90 anos, oriundos da Finlândia, Itália e Holanda apontaram para os benefícios da ingestão do café, conseqüentemente, da cafeína, quimicamente falando a 1,3,7 trimetilxantina, que é uma substância de grande psicoatividade. Café e cafeína, em doses moderadas, não apresentam riscos.
Os efeitos do café não se mostraram benéficos apenas sobre o diabetes de tipo 2 (redução de 30 a 50% dos riscos), mas também sobre os neurônios. A cafeína contida no café age diretamente sobre o sistema nervoso central, aumentando as performances cognitivas.
 
Essa tendência parece estar alinhada com o planejamento da Coca-Cola que fechou acordo para a compra de 10% da empresa de cápsulas e máquinas de café Green Mountain Coffe Roasters ( por US$ 1,25 bilhão). A negociação prevê apoio para o desenvolvimento de uma máquina doméstica de preparo de bebidas frias.  





E não deve parar por ai, pois a ideia é desenvolver refrigerantes e outras bebidas frias (como sucos e chás) em cápsula, como acontece com o café, para serem preparadas em casa pelo consumidor.
"Acreditamos que há uma oportunidade significativa de sofisticar e acelerar o crescimento da categoria de bebidas frias, oferecendo ao consumidor um inovador e conveniente caminho para preparar sua bebida favorita acionando um botão", afirmou Brian Kelley, presidente da Green Mountain, em comunicado conjunto com a fabricante de refrigerantes.
Tim Tim ...


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha