14 de fev de 2014

Quer um menu saudável e à prova de calor? Use e abuse do abacate!




Aprendi que abacate, apesar de ser uma fruta "gordurosa", é boa para saúde, quando minha mãe fazia dietas na minha infância. Eu, que já gostava do alimento, passei a incluir na dieta, em especial depois que me tornei vegetariana radical durante a adolescência.

O fruto tem elevados teores de proteínas e vitamina A e quantidades úteis de ferro, magnésio e vitaminas C, E e B6, além da vitamina A. Além disso, é rico em ômega 6, ômega 9 e ômega 7, substâncias equilibram o organismo, ajudando a perder gordura. E a vitamina E faz as gorduras terem ação anti-inflamatória.


Quer mais? Abacate é rico em beta sitosterol, uma substância que ajuda a controlar os hormônios do estresse - que, para muitas pessoas, é um dos culpados pelo acúmulo de peso. Li uma nutricionista falando que o fruto também ajuda no controle da tensão pré-menstrual (TPM) e ajuda a ter um bom sono.

Por isso tudo, a sugestão é que faça parte do jantar, como nas nossas sugestões da foto:

  • saladinha de milho verde, cebolinha verde, pimentão vermelho e pedaços de abacate. Sugerimos temperar com suco de limão e azeite extra virgem.
  • uma versão "mais arrumadinha" (gourmet?) da salada pode ser feita com abacate e manga picadinhos e "enformados". No meio vale colocar quinua, fica uma delícia e quase nem exige tempero!
  • para quem sente falta de carboidratos, sanduíche aberto de pão integral, guacamole, pimenta japapeño e brotos (de feijão ou alfafa). Aqui como também com vegetais grelhados (abobrinha ou beringela são meus favoritos) que faço no grill elétrico em poucos minutos. 
E meu favorito, salada de folhas verdes temperada com abacate, tipo guacamole. 



Não vou repetir a receita de guacamole, tem mil e uma delas na web. Vale lembrar que, para ser autêntico mesmo, é melhor usar "avocado", aquele abacate pequeno e marrom. ;-)



Mas deixo uma receita de salada de abacate:

Lembre de usar abacates bem maduros para pratos salgados ou ficarão muito amargos, dando sabor desagradável. 

Ingredientes:
- 2 abacates médios, maduros, picados em cubos
- 16 tomates cereja
- 1 pé de alface
- 1 cebola roxa cortada em cubinhos
- Folhas de coentro a gosto
- Limão-siciliano ou limão-taiti
- Azeite e sal a gosto
- Pimenta dedo de moça picada, sem sementes, a gosto
Modo de fazer:
Primeiro descasque e pique o abacate em cubos, colocando-os de molho em água e limão para que não escureçam. Lave e corte os tomates cerejas ao meio. Lave e seque as folhas de alface também.
Pique a cebola roxa em cubinhos e reserve. Se preferir, dê um choque de temperatura na cebola, para que ela fique com sabor mais delicado. Coloque os cubinhos em água fervendo por dois minutos, escorra e coloque em água gelada.
Abra a pimenta dedo de moça, retire as sementes e pique-as bem miudinhas.
Para a montagem, disponha as folhas de alface nos pratos. Em seguida, arranje as metades dos tomates e os cubos de abacate. Polvilhe a cebola picada, a pimenta e as folhas de coentro. Por último, esprema o limão, espalhe o azeite, salgue e raspe a casca do limão sobre a salada.

Veja na tabela abaixo os nutrientes e se jogue no abacate! 



P.S.Vale comer como sobremesa, batido com leite e açúcar ou com açúcar e limão, em Moçambique e no Brasil. Mas cuidado com as calorias!

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha