18 de mar de 2014

Coca-Cola, Nestlé e Unilever lideram ranking de boas práticas na cadeia produtiva




Na semana do consumidor, que tal pensar no impacto social e ambiental dos produtos que consumimos?

A ONG internacional Oxfam realiza anualmente um ranking que mede os impactos sociais e ambientais das empresas em sua cadeia produtiva. Após pressão feita pela ONG, nove das dez maiores empresas de alimentos e bebidas em todo o mundo melhoraram suas políticas de compras com impactos sociais e ambientais em suas cadeias de fornecimento ao longo dos últimos doze meses. 

As três empresas com melhor desempenho – Nestlé (1º lugar), Unilever (2º lugar) e Coca-Cola (3º lugar) – alcançaram suas posições com as melhores margens, respectivamente 10, 14 e 13%.

A avaliação foi feita no primeiro ano do ranking de políticas empresariais da campanha Por trás das Marcas, lançado pela Oxfam em 26 de fevereiro de 2013, e mostrou que algumas empresas líderes do setor alimentício fizeram grandes avanços para a melhoria de políticas de compras de matérias primas envolvendo toda a cadeia de fornecimento, com impacto nos direitos à terra, direitos das mulheres e na redução das emissões de carbono.

“Essas mudanças nas políticas são um primeiro passo rumo a melhores práticas e menos fome, menos pobreza e menos danos ambientais, impactando as comunidades envolvidas na cadeia de fornecimento das empresas do setor alimentício”, afirmou Simon Ticehurst, diretor da Oxfam no Brasil.

O Por trás das Marcas é um ranking que classifica as “Dez Grandes” de acordo com suas políticas sobre transparência (origem de suas matérias primas), gênero (situação das mulheres produtoras), trabalhadores (condições de trabalho), agricultores impactados, acesso a terras, à água e impactos no clima. 
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha