5 de mar de 2014

Dicas da ABESO: não pule refeições! A tendência é exagerar na próxima! #conversasdecozinha




"As pessoas costumam pular refeições, seja porque acabam consumidas pelo tempo, e não conseguem parar para comer alguma coisa, seja porque pensam que ao deixar de comer vão emagrecer, porque consumirão menos calorias.Mas este hábito acaba fazendo com que a pessoa exagere na próxima refeição, além de mexer com o metabolismo. Por isso, não pule refeições. Procure profissionais de saúde sérios que o auxiliarão na construção de um plano alimentar ou, se for o caso, um plano de emagrecimento."

As dicas acima são da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade), uma sociedade multidisciplinar, sem fins lucrativos, que desenvolve e dissemina o conhecimento no campo da obesidade e da síndrome metabólica. Fundada em 1986, a ABESO é afiliada à Flaso (Federación Latinoamericana de Estudios sobre la Obesidad) desde 1987 e à IASO (International Association for the Study of Obesity) desde 1996, e  reúne 500 associados, de todo o país, das diversas categorias profissionais envolvidas com o estudo da obesidade, da síndrome metabólica e transtornos alimentares: endocrinologistas, nutricionistas, clínicos gerais, cardiologistas, psicólogos, psiquiatras, cirurgiões, pediatras, nutrólogos, dentre outros profissionais da saúde.

As missões da ABESO são interessantes e pertinentes para o momento atual, no qual vivemos praticamente uma epidemia de obesidade.
  • Promover pesquisas em obesidade.
  • Promover oportunidade de disseminar estas pesquisas e os conhecimentos delas advindas entre os interessados.
  • Disseminar em todos os meios o fato amplamente demonstrado de que a obesidade é doença, é crescente, pode matar e deve ser prevenida ou tratada com todos os meios disponíveis.
  • Lutar para que a ética prevaleça no contato entre profissionais que tratam da obesidade e da síndrome metabólica e as pessoas tratadas, assim como prevaleça também na abordagem do assunto na mídia.
Acompanhe no site abeso.org.br e na fanpage facebook.com/evidenciasemobesidade.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha