23 de abr de 2014

Projeto promove inclusão social através da gastronomia (por @AlineKelly)

"A gastronomia é capaz de transformar vidas".
O setor de alimentos e bebidas têm um imenso potencial de transformação, movimenta 9,3% do PIB brasileiro. Então por que não usar o poder da gastronomia, a comida e todos os seus elementos para transformar a sociedade, unir as pessoas e ajudar a diminuir a desigualdade social?

E foi pensando nisso que nasceu a  Gastromotiva, organização sem fins lucrativos que promove inclusão social por meio da gastronomia.

Em sete anos de atuação, mais de 800 alunos se formaram no curso. O programa gratuito de capacitação tem como foco jovens de baixa renda entre 18 a 35 anos, com talento para cozinha e que estão fora do mercado de trabalho. Saiba mais no vídeo:



Minha amiga Adriana Souza, autora do blog Receitas Diah's, está participando da turma carioca deste ano e contou um pouco do que essa formação tem sido para ela:

A Gastromotiva está sendo um divisor de águas para mim. Sempre quis me profissionalizar na área, e como não tive oportunidade de fazer faculdade ou um outro curso de gastronomia, vi na Gastromotiva essa chance. São três meses de muito aprendizado e  incentivos para nos tornar bons profissionais de cozinha no futuro breve, que além de saber cozinhar, sabe acima de tudo trabalhar em equipe e lidar com as dificuldades que todo restaurante tem.
Foto de divulgação, a Adriana é a primeira da direita para a esquerda

Além dos cursos de capacitação, a Gastromotiva realiza também eventos e projetos, como o Multiplicadores e a Rede Empreendedores de Comunidades, procurando sempre inovar e criar diferentes oportunidades para promover e disseminar o potencial, poder e responsabilidade da gastronomia como um agente capaz de transformar vidas e lugares.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha