25 de abr de 2014

Pizza e o consumo sustentável





Adoro pizza, mas confesso que sempre fico incomodada com aquela pilha de lenhas que “decoram” algumas pizzarias. Você já refletiu sobre o padrão de consumo que faz a gente achar que “pizza a lenha” é tão melhor que compensa dar um olé na consciência?

Muitas vezes acabamos seguindo padrões de consumo impostos sem questionar se é isso realmente o que atende a nossa necessidade, mas principalmente sem questionar qual é o impacto da nossa escolha. E como curtir aquela deliciosa pizza sem dor na consciência?

Aqui sempre falamos da importância de optarmos por um consumo responsável, e a base disso é a informação e a pressão dos consumidores em forçar os empresários a escolher fornecedores de matéria-prima que reduzam o impacto de seu produto. E quais são as alternativas?

- Madeira de reflorestamento: o mais usado é o eucalipto, madeira de reflorestamento autorizada pelo Ibama.

- Briquete: é um bloco cilíndrico compacto, de alta densidade, composto por resíduos de madeiras em geral (como pó de serra, maravalhas/fitinhas, cavacos ou pedaços de madeira picadas).

– Forno elétrico: a matriz energética brasileira é considerada uma das mais limpas do planeta. Atualmente, 75% da energia elétrica gerada no país vem de hidrelétricas.

Mas o principal ingrediente desta história é a nossa consciência. Ela que irá nos direcionar para a melhor ou pior opção de consumo. Pense bem na hora de escolher a sua próxima pizzaria. Ficarei na torcida que tenha um bom apetite com o mínimo de impacto para o planeta.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha