10 de abr de 2014

Qual a força das evidências a favor da atividade física no controle do peso?




Li esta conversa com o Dr. Steven Blair no site do Instituto de bebidas para saúde e bem estar da Coca-Cola e gostei muito!

Os benefícios da atividade física para a saúde são inúmeros e vão além do controle do peso. Mesmo assim, muita gente não se exercita regularmente. Os Estados Unidos e a União Europeia publicaram diretrizes sobre atividades físicas em 2008. Desde então, as evidências a favor do papel da atividade física na saúde continuam a crescer.

O Beverage Institute for Health and Wellness (BIHW) da The Coca-Cola Company conversou recentemente com o renomado pesquisador Steven Blair, PhD, da Universidade da Carolina do Sul e trouxe um novo olhar sobre atividade física e saúde, bem como suas perspectivas sobre como motivar o público a ser fisicamente mais ativo.

A força da evidência varia dependendo se o objetivo final a ser avaliado é a perda de peso, a manutenção do peso após o emagrecimento ou simplesmente a prevenção do ganho de peso.
Há forte evidência apoiando o papel da atividade física na prevenção do ganho de peso e está claro que as pessoas que adotam a atividade física perdem mais peso ao longo das semanas e meses do que com uma simples restrição calórica. Contudo, em pessoas acima do peso ou obesas, a restrição calórica aparentemente é mais eficaz do que a atividade física, pelo menos inicialmente. Bem, se pensarmos nisso, faz bastante sentido. Para alguém acima do peso ou obeso e fora de forma, uma redução de 500 ou mais calorias na ingestão calórica pode ser mais viável do que realizar atividades suficientes para queimar a mesma quantidade de calorias por dia. Entretanto, com pequenos aumentos da atividade física, os níveis de condicionamento também melhoram gradualmente, e mais calorias podem ser queimadas através da atividade física de maior intensidade e de maior duração.
Em termos de manutenção do peso após o emagrecimento, a atividade física parece desempenhar um papel fundamental, embora ainda não haja testes randomizados. Segundo pesquisas, pessoas que perderam mais de 50 libras (23 quilos), ou mais de 5% do peso corporal, e foram capazes de manter o peso por mais de dois anos, se engajam em grandes volumes de atividades físicas. Muitas pessoas precisam executar mais de 300 minutos de atividades de moderada intensidade por semana para prevenir o reganho do peso.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha