22 de abr de 2014

Vantagens para quem usa fontes renováveis de energia


Você sabia que uma resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) garante que os consumidores que usarem fontes renováveis para produzir a energia de suas próprias casas tenham desconto na conta de luz?

A agência criou um sistema de compensação para possibilitar a microprodução de energia por geradores a biocombustíveis, placas solares e minicentrais hidrelétricas, por exemplo.

Por sugestão do Greenpeace, a validade dos créditos de compensação determinado no texto da resolução aumentou de um para três anos, dando aos pequenos produtores de energia renovável mais tempo para recuperar seus investimentos.

A nova resolução coloca o Brasil no patamar de boa parte dos países do mundo, onde há incentivos tarifários para aumentar o uso das fontes renováveis. Entretanto, apesar de ser considerada um avanço por estabelecer as regras para a produção de energia limpa em pequena escala, a determinação da agência apresenta um e outro ponto que pode ser melhorado.

Um deles seria a criação de uma linha de crédito para o financiamento de equipamentos para quem decidir investir na produção de energia renovável. Isso estimularia as pessoas a produzirem energia limpa e impulsionaria as indústrias do setor. Também há um teto para a produção, que permite a casas e condomínios produzirem apenas a quantidade de energia que consomem.

Para alavancar o potencial de produção solar do país, a Aneel determinou, ainda, um desconto de 80% nas tarifas de distribuição e transmissão de energia gerada por essa fonte. Nas demais renováveis, o desconto fica em 50%.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha