13 de jun de 2014

Comida de inverno: Escondidinho de costela e Eisenbahn Pale Ale



Chega o inverno e sentimos saudade do Sul. Hoje está saudade vai diminuir com a receita Wiedemann recebemos da equipe gastronômica do Aguativa Golf Resort, local que freqüentamos sempre nas férias e que tem um restaurante deliciosamente generoso. 

A receita que reúne dois sabores bem brasileiros: costela e catupiry. 

Para quem que gosta de uma boa cerveja para acompanhar as refeições, o prato harmoniza muito bem com a brasileira Eisenbahn Pale Ale, cujos diferenciais são aromas frutados e amargor seco. Apesar do nome alemão, ela é do sul do nosso País. Por ser uma bebida puro malte extra de alta fermentação, coloração âmbar e amargor seco, o forte sabor é neutralizado pela gordura da costela. Tanto essa carne quanto a Pale Ale têm sabores marcantes e únicos, mas ao uni-los, os chefs e maitres do Aguativa propõem uma suave harmonização.

Veja abaixo como preparar o escondidinho: 

Ingredientes:

- 400 g de purê de batata

- 400 g de costela de boi assada e desfiada (aqui cozinhamos na panela de pressão e depois "secamos" no forno)

- 1 tomate

- 1 cebola

- 1 pimentão vermelho

- 2 dentes de alho

- 200 g de parmesão ralado

- 100 g de requeijão catupiry

- Sal, cheiro verde, pimenta reino e azeite a gosto

 

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho, a cebola e a costela desfiada. Em seguida, acrescente o tomate, o pimentão, o sal e a pimenta do reino. 

Montagem: faça uma camada de purê de batata no fundo de um refratário, acrescente o recheio e, na sequência, espalhe o catupiry. Faça mais uma camada de purê cobrindo totalmente o recheio, salpique parmesão e leve-o para gratinar em forno médio. Quando estiver dourado, está pronto!

 

Serve quatro pessoas

Tempo de preparo: uma hora



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha