7 de jul de 2014

Lages (a cidade natal do @gnsbrasil) lança concurso para revitalização do Mercado Público





Esta é para lageano nenhum reclamar!

Parte da história da serra catarinense será restaurada e devolvida à população por meio de um concurso nacional: uma competição que vai selecionar o melhor projeto para a adequação e requalificação do Mercado Público de Lages.

Uma parte da história da serra catarinense será restaurada e devolvida à população por meio de um concurso nacional. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Santa Catarina (IAB/SC) foi contratado pela administração municipal de Lages para organizar competição que vai selecionar o melhor projeto para a adequação e requalificação do Mercado Público da cidade. 

O prédio, muito antigo (como mostra a foto), conta a história da cidade, mas está muito abandonado!



A competição vai escolher o projeto que apresentar melhor qualidade, atendendo às necessidades da comunidade e também preservando as características deste prédio da década de 1940, construído em estilo art déco. “Esta modalidade rende ótimos resultados e é uma forma democrática de valorizar nossos profissionais”, afirma Vania Burigo, presidente do IAB/SC no Estado. Para Jorge Raineski, secretário de Planejamento do município, “grandes projetos e obras no país e no exterior passaram por concurso para sua execução. A ideia é escolher o melhor”, explica.

As inscrições podem ser feitas no site do Instituto até dia 28 de julho e a entrega dos trabalhos deve ser realizada até 15 de setembro. Os concorrentes devem apresentar seus estudos preliminares de arquitetura constando imagens e projeções que serão avaliadas por duas bancas de jurados. “Temos uma oportunidade única para devolver à cidade este patrimônio histórico e cultural. O objetivo é que o Mercado volte a ser parte integrante de Lages, refletindo sua cultura, gastronomia e ajudando a mover a economia local”, diz Vania Burigo.

Quem sabe se fica como o Mercado Público de Florianópolis?


Ou o de Itajaí?



A primeira banca do júri será constituída por cinco profissionais de arquitetura que selecionarão os três melhores projetos. Depois disso, os finalistas passarão pelo crivo de segunda banca representativa, formada por diversos segmentos da sociedade civil (entidades, associações e universidades de Lages). “Nossa meta é fazer com que os desejos da sociedade sejam atendidos. Estamos buscando a participação efetiva da população na escolha do projeto e acredito que iniciaremos uma nova história do Mercado Público”, diz Malek Ráu Dabbous, arquiteto e presidente do núcleo do IAB em Lages.

Interessou? As inscrições podem ser feitas de 28 de julho e a entrega dos trabalhos até 15 de setembro.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha