15 de jul de 2014

OMS recomenda a ingestão mínima de três porções de hortaliças por dia


Sempre ouvi falar:

Quem quer saúde vai à feira!

E como mãe, procuro reforçar para meus três filhos a importância de consumir hortaliças diariamente. 

Ricas em vitaminas, fibras e sais minerais, as hortaliças são fundamentais para a manutenção da saúde. Tanto que a Organização Mundial da Saúde recomenda a ingestão mínima de três porções de hortaliças por dia.

Além de ricas em vitaminas, minerais e fibras, as hortaliças também possuem compostos bioativos que protegem contra doenças crônico-degenerativas como diabetes, vários tipos de câncer e doenças cardio-vasculares. 

E na cozinha aqui de casa, segunda-feira à noite é hora de deixar vegetais e frutas limpinhos e pronto para usar durante a semana. É assim que conseguimos manter a alimentação saudável e caseira dos ‪#‎2nerdsnacozinha‬ e de ‪#‎manu1ano‬ mesmo trabalhando fora.

Hortaliça combina com todas as refeições, sabia? 

Além das tradicionais receitas de sopas e saladas, essa seção ensina como aproveitar a diversidade de cores e sabores que as hortaliças oferecem do café da manhã até o jantar. Há inúmeras possibilidades de preparar a mesma hortaliça, basta variar de acordo com o gosto da família e o hábito de alimentação.

Mas, como são produtos muito perecíveis, é preciso saber como armazenar as hortaliças para reduzir as perdas em casa e evitar desperdícios. Guardar do jeito certo é essencial para a preservação da qualidade sensorial e nutricional das hortaliças.

Aqui a gente lava, deixa escorrer bem (no escorredor, não achei ainda uma centrífuga do tamanho da nossa família) e depois guardamos em recipientes plásticos na geladeira. Isso garante que, mesmo com pouco tempo, nunca deixemos de fazer uma salada ou um refogadinho!

Como você faz por aí? Tem algum truque? Conte pra nós!

Salve ai:
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) incentiva o consumo de hortaliças para garantir que a alimentação do brasileiro seja mais saudável. O site Hortaliças na Web traz receitas e também dicas de como comprar, conservar e consumir hortaliças. 

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha