15 de set de 2014

Del Valle Reserva vence o Prêmio Abre #vivapositivamente


Acompanhamos este produto desde a concepção e lançamento. Num dos nossos encontros de saúde, da rede Viva Positivamente - o de Sedentarismo, sobrepeso e balanço energético no encontro #vivapositivamente com Dr. Alfredo Halpern - tivemos até uma palestra especial sobre o projeto, ministrada por Pedro Massa, Gerente de Negócios Sociais do Instituto Coca-Cola, falará sobre o projeto Coletivo Floresta e Del Valle Reserva.

Pois a embalagem do Del Valle Reserva Açaí+Banana - Tetra Prisma® Aseptic 1000 – produzida pela Tetra Pak® com camadas de polietileno à base de cana-de-açúcar foi a vencedora do Prêmio ABRE 2014, na categoria Tecnologia de Materiais e Conversão – Bebidas. O troféu foi entregue ontem dia 11 de setembro, em cerimônia realizada em São Paulo.

A Tetra Pak é uma das que mais investem em alternativas para reciclar seu material. Felizmente estes esforços não param por aí: a partir deste ano todos os produtos produzidos pela companhia em suas duas unidades no Brasil têm plástico verde também nas camadas protetoras das embalagens cartonadas, mais conhecidas como as caixinhas “longa vida”.

A linha Del Valle utiliza cerca de 78% de materiais provenientes de fontes renováveis em suas embalagens. A utilização desses materiais contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa, por meio da absorção de CO2 da atmosfera durante o processo de crescimento das plantas.
A utilização de uma matéria-prima renovável em uma embalagem cartonada é resultado da visão ambiental que incorporada no DNA da Coca-Cola. A parceria com a Tetra Pak® coloca, mais uma vez, a empresa na dianteira do que há de mais moderno e sustentável no setor de embalagens.


Sobre as novidades da caixinha verde:
  • 82% da composição das caixas longa vida serão de materiais provenientes de fontes renováveis com o plástico verde (desenvolvido a partir do etanol da cana-de-açúcar) e o polietileno de baixa densidade (LDPE) será parte da proteção das embalagens. Para se ter uma ideia, para cada tonelada de plástico verde produzida são absorvidas 2,5 toneladas de gás carbônico da atmosfera as tampas das caixinhas de suco também são verdes. 
  • Desde 2011 as StreamCap, feitas com o polietileno de alta densidade (HDPE), fazem parte das primeiras embalagens de alimentos líquidos do mundo a utilizar a resina proveniente da cana-de-açúcar para compor seus produtos o material é aproveitado depois, sabiam? A Tetra Pak mantém parcerias em todo o Brasil com cooperativas que fazem o recolhimento das embalagens já utilizadas e descartadas pela população, além de usar os resíduos de suas fábricas para a produção de novos itens das caixinhas recicladas surgem cadernos, agendas e canetas, passando por vasos e até telhas usadas na construção civil. Tudo à base de resíduos de plástico e papel transformados em 35 fábricas recicladoras no país, responsáveis pela fabricação e distribuição desses produtos no Brasil ainda reciclamos pouco Tetra Pak. 
  • Em 2013 houve um aumento de 10% na reciclagem de embalagens longa vida globalmente, fazendo com que o volume saltasse de 528 toneladas para 581 no ano passado. Isso significa que cerca de 3,6 bilhões de embalagens foram recicladas no ano passado em relação a 2011. Só a subsidiária brasileira alcançou um volume de 65 mil toneladas recicladas, o que corresponde a 29% do total produzido Mas ainda temos outro desafio para tornar a embalagem 100% renovável: encontrar substitutos à altura do alumínio no que se refere à segurança para os alimentos e preservação das características dos produtos. E precisamos encontrar logo porque o mercado cresce assustadoramente. 
  • Em 2012, o volume de embalagens cartonadas fornecidas para essas indústrias de bebidas cresceu 25%. Com isso, a Tetra Pak viu seu faturamento bruto crescer 9% no período em relação a 2011, chegando a R$ 4,3 bilhões só no Brasil. Com as parcerias, a Tetra Pak tem a meta de chegar a 2020 com 100% das matérias-primas renováveis. E a Coca-Cola é a primeira empresa da indústria de bebidas a adotar essa tecnologia em todo o seu portfólio de embalagens cartonadas, possibilitando mitigar ainda mais o impacto de suas embalagens no meio ambiente.
Leia mais em Dell Valle com tecnologia verde da Tetra Pak #vivapositivamente
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha