7 de nov de 2014

A Favela Orgânica nos lembra do #movimentocoletivo



Regina Tchelly é líder de um novo movimento para difundir comida orgânica nas favelas da cidade do Rio de Janeiro. Fundadora da empresa Favela Orgânica, ela mora no morro da Babilônia, em Copacabana, dá aulas de culinária com orgânicos e revolucionou a vizinhança com a ideia genial das pequenas hortas nos quintais dos moradores.

Trabalhando como empregada doméstica por 11 anos, o que Regina queria mesmo era ser chef. Ela começou a ouvir que a comida nas favelas não era sustentável, que as crianças não tinham uma alimentação nutritiva, só que ninguém fazia algo de concreto, então, começou. 



Para as aulas de culinária com ingredientes orgânicos, sabendo que precisava de mais produtos do que teria em seu quintal, Regina foi perguntando aos vizinhos: "Você tem um cantinho que você não está usando? Gostaria de uma pequena horta?" Ensinando os vizinhos a cultivar produtos, rapidinho 40 hortinhas estavam semeadas no Babilônia. A vizinha Elizabete Silva nunca tinha visto um alho brotar da terra, agora ela planta e colhe bem na casa dela. 

A história linda da Regina Tchelly é contada por Shannon Sims em OZY [em inglês].

Nós temos a alegria de conhecer projetos lindos em comunidades cariocas graças ao envolvimento com o Viva Positivamente, projeto do qual o blog faz parte desde 2011. 



Estamos chegando na semana mais especial do ano para quem conhece os projetos sociais da Coca-Cola: o #movimentocoletivo. 

De 08 a 14 de novembro, o Sistema Coca-Cola Brasil realiza a Semana Movimento Coletivo, durante a qual parte da renda oriunda da venda de cada produto do portfólio da empresa irá para o Instituto Coca-Cola Brasil, responsável pela gestão dos projetos socioambientais no país. 

Aproveite e faça o bem sem saber a quem.


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha