24 de jan de 2015

Arroz com açafrão, anéis de lula e azeitonas pretas #2nerdsnacozinha

Os frutos do mar são fontes de proteína de alta qualidade e com baixo teor de gordura, além de rica fonte de minerais, inclusive cálcio, fluoreto, iodo, ferro e zinco. Também são boas fontes de vitamina do complexo B.

A lula, que usamos nesta receita, contém riboflavina, essencial para o metabolismo de energia. É também boa fonte de ferro e zinco. 


#nofilter para o Arroz de Lula do @enzobuzz e o retorno com louvor das nossas férias do blog e do instagram do #conversasdecozinha.


Voltamos com muito ânimo e ótimas receitas.


A receita de hoje é super simples:


- 500g de anéis de lula (esses eram congelados, foram degelados, lavados e escorridos)

- 3 dentes de alho

- azeite extra virgem a gosto (forramos o fundo do wok)

- ½ maço de salsinha 

- 1 xícara (cerca de 12) azeitonas pretas graúdas 

- açafrão da terra e páprica doce em pó

- cerca de 2 xícaras de arroz cozido


O preparo é rápido, mas preferencialmente deve ser frito num Wok (frugideira tipo chinesa, que aquece bem e não junta água durante o cozimento).


Aqueça o azeite, frite o alho picado (sem deixar pegar cor) e acrescente os anéis de lula. Refogue até ficar no ponto de comer. Polvilhe com açafrão e páprica e quando começarem a soltar cor, mescle o arroz (frio e soltinho). Faça aquecer e incorporar a cor. Finalize com azeitonas e salsinha (que não deve ser cozida para não perder as propriedades nutricionais). 


P.S. Não vai sal mesmo porque o arroz já cozido deve estar temperado. ;) 

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha