28 de jan de 2015

Você conhece a luteína? É uma substância fundamental para o desenvolvimento da visão



Está no leite materno, principalmente no colostro, mas a luteína é um carotenoide muito importante para o desenvolvimento visual e cognitivo das crianças, não somente para os bebês.

“A luteína não é sintetizada pelo corpo humano, por isso sua concentração no leite depende da dieta da mãe”, explica a nutricionista Patrícia Ruffo, Gerente Científico da Divisão Nutricional da Abbott, empresa global de cuidados para a saúde.

Saiba por que esse nutriente é tão importante para as crianças e faz do leite materno um alimento especial.

Mais saúde para a visão:
  • A luteína se aloja na mácula, uma área pequena, altamente especializada da retina. Lá, a luteína protege a visão do bebê contra raios de luz intensa. É ela que absorve essa claridade mais forte. Vale lembrar que nos primeiros anos de vida, a retina sofre mudanças em seu desenvolvimento, e por isso fica mais suscetível à luz de alta energia. 
  • Entre os cerca de 50 carotenoides a que um bebê está exposto na alimentação complementar, a partir do sexto mês, a luteína é o único que protege a rede de conexões entre o nervo ocular e o cérebro.
Desenvolvimento do cérebro:
  • Estudos comprovaram a presença de luteína no cérebro da criança em regiões-chave, associadas com a memória e aprendizagem.

Cuida da pele:
  • seu efeito contra os radicais livres também proporciona um efeito fotoprotetor contra a radiação solar e artificial, além de aumentar significativamente a hidratação e a elasticidade da pele.

Onde encontrar:


  • A luteína está presente na maioria das frutas e vegetais, principalmente os amarelos, alaranjados, vermelhos e nas hortaliças de cor verde-escuras, em especial o espinafre e a couve, além de ser encontrada no milho, bem como nos ovos. 
  •  Quantidades menores da luteína podem ser detectadas em brócolis, ervilha, folha de nabo e abobrinha.
Entenda:

A luteína faz parte da família das xantofilas e é um pigmento amarelo encontrado principalmente na retina dos olhos humanos. Tem função antioxidante, prevenindo a ação dos radicais livres que são formados pelos raios solares - e estes radicais livres podem danificar as células da retina, causando doenças como a degeneração macular. Na degeneração macular, a visão fica borrada e distorcida, prejudicando a leitura e trabalhos que exijam mais da visão -- como colocar uma linha na agulha. Por fim, a luteína estimula o aumento da densidade de pigmento macular no olho, responsável pela filtragem / absorção da luz azul e consequente proteção da retina.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha