19 de fev de 2015

Livre-se do "peso" dos abusos do feriado com um suco de casca de abacaxi



Tem algumas coisas - como comer granola e arroz integral - que eu só soube depois de quase adulta que não era "normal" e que a maioria das famílias não ingeria. Minha mãe sempre nos serviu e eu achava t ãoooo de todo dia que nunca pensei sobre o assunto.

Fazer suco da casca do abacaxi também era comum. 

Minha mãe fazia semanalmente por conta de suas muitas dietas - ela era daquelas mulheres bonitas que sempre achava que precisava emagrecer, sabem como?

Mas em muita coisa tinha sabedoria, graças a Deus. 

Uma delas era incluir frutas e vegetais frescos na dieta diária. 



E o abacaxi era certeiro. Anos depois, descobri que abacaxi reduz inchaço

Rico em água e fibras, ele tem mil benefícios: facilita a digestão, faz o intestino funcionar melhor... Até a casca pode ser usada para fazer sucos, doces e chás, que purificam o sangue e combatem processos inflamatórios. Saiba como fazer um suco delicioso da casca do abacaxi para emagrecer e ficar saudável.

A receita do suco:

Pegue um abacaxi inteiro e lave bem a casca com uma escova macia. Descasque, deixando um pouco da polpa da fruta na casca. Corte a casca em pedaços e coloque-os numa tigela de vidro. Cubra com 1 litro de água filtrada. Tampe e deixe na geladeira por dois dias. Passe por uma peneira e beba. Esse suco fica bem suave, porque só o caldo da fruta é aproveitado.


Minha mãe fervia por uns 20 a 30 minutos as cascas e depois peneirava. Ficava mais para chá, que gelado refrescava muito. ;)

A nutróloga Paula Cabral, autora do livro Quem Disse que Comer Engorda? (ed. Matrix), explica que essa fruta, por ser rica em água e fibras, melhora a digestão e o funcionamento do intestino. "Uma fatia de 100 g de abacaxi tem só 52 calorias. E ela fornece sais minerais e vitaminas A, C e B1", afirma.

Ela afirma que, ao incluir o poder do abacaxi numa alimentação balanceada, é poss ivel perder até 4 kg em um mês - o que eu acho que é mais perda de líquido e, no meu caso, abacaxi demais judia muito do estômago!

Mas a verdade é que a fruta é super digestiva - eu sempre como abacaxi quando abuso do churrasco, por exemplo - e não deve substituir refeições e sim complementar a dieta. 

Aliás, esta é uma parte legal das orientações do livro da nutróloga. 

"Só coma quando estiver realmente com fome, mas não adianta pular as refeições para emagrecer mais rápido. Uma refeição pode ser dispensada, sim, se não houver fome, mas não deve ser compensada na próxima".



O livro Quem Disse que Comer Engorda? (ed. Matrix) foge do padrão do livro de dieta. Enquanto diversos livros sobre dieta se debruçam na contagem de calorias e no consumo de determinados tipos de alimentos, esta obra estabelece um método simples e fácil de ser seguido e afirma que nenhum alimento engorda, desde que saibamos comer e promete ensinar que a combinação de certos alimentos faz com que eles fermentem dentro do organismo, o que aumenta as calorias ingeridas. Por isso a autora, dra. Paula Cabral, diz que "comer não engorda, o que engorda é a maneira como você consome os alimentos". Aprenda a diferenciar "fome" de "apetite" e dê um novo sentido a sua vida lendo este livro.


Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha