4 de fev de 2015

Receita de pão de queijo no liqüidificador assado na cupcake maker



Diversão da tarde: fazer pão de queijo de liqüidificador na máquina de cupcakes

Servidos?

Essa receita do Pão de queijo de liqüidificador da Tia Anastácia tem história.

Copiei de um gibi do Sítio do Picapau Amarelo quando eu tinha 9 anos (a letra é minha da época, do meu caderninho de receitas) e desde então preparo sempre. É um "falso" pão de queijo porque não usa polvilho azedo, mas diverte e engana o estômago no lanche da tarde - é quase um "bolinho da chuva" salgado!

Ingredientes:

- 1 xícara de leite

- 3 xícaras de polvilho doce (1 pacote)

- 1 xícara de óleo vegetal

- 3 ovos

- ½ colher de sopa de sal

- 1 xícara de queijo parmesão (mas eu uso queijo minas, ricota, até muçarela)

O modo de fazer é o melhor: Bata tudo no liqüidificador, despeje nas forminhas e asse, tomando cuidado para não encher mais do que a metade delas com a massa crua porque cresce muito. No forno demora 20 minutos. Na cupcake maker 9 minutos.



A máquina, aliás, por enquanto é a melhor aquisição de 2015. É um dos presentes de aniversário que me dei!

Faz bolinhos doces (cupcakes) em apenas 5 minutos (sério, gente) e os pães de queijo ficaram prontos em menos de 10 minutos. 
Parte da propaganda que confirmei quando comprei a cupcake maker: na chapa antiaderente, é possível fazer pão de queijo, bolinho de chuva, empadinhas, tortinhas, petit gateu e muito mais. Diz para usar a forma de papel para assar os bolinhos, mas eu untei com margarina e foi suficiente - o que me deixou com menos peso na consciência pelo desperdício de papel bom.Com design compacto, o equipamento realmente ocupa pouco espaço - é do tamanho de uma máquina de waffle e cabe no armário ou bancada. A tampa com trava ajuda, mas não impediu a abertura involuntária por aqui, quando coloquei muita massa de pão de queijo e cresceu demais, abriu sozinha. Faz 7 bolinhos em apenas 8 minutos e de uma só vez! Ah, acompanha também acessórios de confeitar, bons para rechear e cobrir os bolinhos. 
Você tem algum aparelho bem legal ou andou testando novos produtos ou restaurantes e quer dividir sua experiência? Mande para nós no cozinhaconversa@gmail.com  e publicaremos por aqui.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha