7 de fev de 2015

Receita matadora para o café da manhã preguiçoso de sábado: Banana Muffins



Delícia fesquinha no café da manhã preguiçoso de sábado: Banana Muffins (sim, continuo in love com a Cupcake Maker!). 

Há anos fazemos adaptações na receita original do livro The Muffin Baker's Guide e hoje teve acréscimo de ½ xícara de iogurte natural e ½ xícara de aveia. 

Veja como fazer esta receita que aproveita as bananas que estão maduras demais para comer, mas ainda deliciosas e no auge da frutose!

Ingredientes:
- ½ xícara de manteiga ou margarina- 1 xícara de açúcar (se usar o mascavo ou demerara, fica mais moreninho e saboroso)- 1 ovo- 1 xícara de bananas amassadas (cerca de 2 ou 3 unidades)
- 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio (que você "estimula a crescer com um 2 colheres de sopa de água quente) ou fermento em pó
- 1 ½ xícara de farinha de trigo (se vc usar mesclado com aveia como eu, reduza para 1 xícara)
- uma pitada de sal (opcional)

Modo de preparo:
Aqueça o forno (médio, 190º) ou a máquina elétrica de cupcakes. Unte a assadeira (o muffin é úmido e não fica tão legal naquelas forminhas de papel, pode dispensar).
Esta receita não fica boa em batedeira, é daquelas de antigamente, levemente misturada à mão. 
Bata rapidamente, à mão e com uma colher ou garfo, a margarina/manteiga e o açúcar até formar um creme. Acrescente as bananas amassadas e o ovo batido.
Acrescente o fermento e a farinha (e aveia) e misture só até sumir o "branco" da farinha. Nada de bater demais para não perder os pedaços da banana! Fique tranquilo, a massa é encorpada mesmo tá?
No forno demora uns 15 a 20 minutos para assar. Na Cupcake Maker ficou pronto em 6. Você vai saber quando estiver ponto pelo cheiro delicioso e a cor douradinha!
Rende 12 muffins médios. 

Veja também o post sobre a máquina de fazer bolinhos e o pão de queijo de liquidificador usando a mesma Cupcake Maker neste link
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha