19 de fev de 2015

Roteiro #conversasdecozinha em BH: Mineirinho Valente, Almondegas de Carne de Sol com abóbora e Mixidoido no Casa Cheia


Queríamos passar no Mercado Central, mas o Circuito Cultural da Praça da Liberdade nos hipnotizou. Felizmente achamos uma filial de um dos botecos do mercado na Savassi, onde estamos hospedados. Assim, nosso jantar de despedida de Belo Horizonte teve Mineirinho Valente, Almondegas de Carne de Sol com abóbora e Mixidoido.

Tradicional no Comida di Buteco, o Casa Cheia surgiu no Mercado Central, agora tem uma unidade na Savassi. Como confirmamos hoje, a casa é tradicional ponto de encontro dos “butequeiros” de plantão, reunindo tradição, comida boa (e rápida) e cerveja gelada. Os garçons são excelentes e atendem com carinho famílias com crianças.

Para completar o circuito mineiro, deixo a receita do prato de hoje.

Receita Mineirinho Valente por chef Ilmar de Jesus do Bar e Restaurante “Casa Cheia Savassi”: 

Ingredientes
 
- 400 gramas de canjiquinha (deixar de molho na água por 1 hora aprox.)
- 1 cebolas picadas
- 1 pimentão vermelho picado
- 2 talos de aipo picado em cubos (não gosto mas nem senti!)
- Tempero alho e sal
- 1 litro de caldo de costela
- 4 dentes de alho picado
- 3 colheres de sobremesa de manteiga
- 4 colheres de azeite
- Pimenta Biquinho a gosto
- Espinafre picado
- Cheiro verde
- 300 grs de queijo minas meia cura ralado grosso
- pimenta do reino a gosto
- 400 grs de lombo defumado picado em cubos
- 300 grs lingüiça caseira
- 400 grs Costelinha de porco desossada picada em cubos e temperada com vinho branco
 
Modo de preparo
 
Fritar o alho no azeite, em seguida colocar a cebola, pimentão, aipo, deixe fritar por alguns minutos. Escorrer a água da canjiquinha e colocar na panela. Adicionar o caldo de costela, pimenta do reino e temperar a gosto. Deixe cozinhar aproximadamente por 15 minutos mexendo de vez em quando para não agarrar, vai colocando caldo de costela a medida que for secando, misturar 2 colheres de manteiga e reservar. Fritar levemente a linguiça com um pouco de manteiga e reservar. Fritar a costelinha desossada e reservar. Misturar o lombo defumado, linguiça e a costela na panela da canjiquinha por 10 minutos em fogo baixo, em seguida colocar as folhas de espinafre e fazer a montagem com queijo e servir.
 


Montagem do prato:
 
Levar o caldeirãozinho ao fogo, forrando-o até ao meio com a canjiquinha preparada, colocar o queijo ralado, formando uma camada. Completar com a canjiquinha, mais uma camada de queijo, cheiro verde, e pimenta Biquinho.

O Casa Cheia fica na Rua Cláudio Manoel, 784, Savassi Telefone: (31) 3234- 6921. Em fevereiro de 2015 os pratos citados tinham preço em torno de 26 reais cada, sempre em porções individuais.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha