14 de fev de 2015

Roteiro #conversasdecozinha em Minas: paradinhas na Fernão Dias


Janeiro foi corrido e fomos adiando as férias da família até que as aulas, que em São Paulo começam no dia 28/01, nos fizeram mudar os planos para o carnaval.

Estávamos prestes a comprar passagens e fazer reservas no Uruguai quando nossos compadres compartilharam os planos de visitar Inhotim. Mudamos de plano na hora!

E nesta sexta pegamos a estrada por volta das 10h30 ou 11h. Graças às referências de duas amigas, fomos pensando em parar para almoçar em cidades que ficam no caminho da Fernão Dias, a rodovia que liga SP a BH, e estrategicamente a cerca de 200 km de Sampa: Cambuí e Pouso Alegre.

Almoçamos em Cambuí por volta das 13h.  

Nívia tinha nos indicado outro lugar, mas na hora quem disse que lembramos do nome? Paramos num lugar chamado "Forneria Mineira" para perguntar se era restaurante ou tinha uma indicação é uma moça que passava falou para irmos num tal Bon Apetit, que fica na frente das Lojas Cem. Interior de verdade é assim, pra quê endereço?

O lugar era bem simples, mas comida honesta, em quantidade boa e precinho: 10 reais para cada um. E provamos uma batata frita fora de série!


Achou o nome da cidade conhecido? É por conta dos doces, quer ver? 


Quem nunca (ou quem sempre?) comprou doce de leite Portão de Cambuí para beliscar na viagem? 

Depois, seguimos até começar a ver placas com quitutes mineiros em simpáticas paradas de beira de estrada e a oferta de "café com UAIFAI" da Venda do Chico, no entorno de Três Corações.


O lugar é a síntese da Minas Gerais que sempre admirei à distância: moderna (com a máquina de expresso) e tradicional, com o café coado no saco de pano sendo mantido quente na chapa do fogão a lenha. Comida boa e decoração acolhedora fazem a parada quase obrigatória.

De lá viemos direto para Carmópolis de Minas, onde pernoitamos e que merece um post único, provavelmente no #agentenaoquersocomida #avidaquer www.avidaquer.com.br.
:)

Estamos passando uma semana no melhor estilo mineiro, curtindo com calma tudo que Belo Horizonte e arredores podem nos dar numa época de Carnaval. Dois dias estão reservados para Inhotim, o museu espetacular que fica em Brumadinho, mas fora isso estaremos na capital mineira aproveitando museus, parques, praças e, claro, botecos e cafés. Se você já foi para Minas ou é da região e quer palpitar, puxe uma cadeira e junte-se a nós. Se ainda vai e quer programar seu roteiro, aproveite o nosso e dê também uma olhada na fanpage facebook.com/conversasdecozinha e no instagram do blog instagram.com/conversasdecozinha, pois postaremos tudo ao vivo por lá. 
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha