22 de fev de 2015

Roteiro #conversasdecozinha na Estrada Real: Dedo de Moça em São João Del Rei


Hoje começamos a despedida das miniférias em Minas num jantar em São João Del Rei. 

Pedimos Panelinha mineira para começar a matar antecipadamente a  saudade do Tropeiro, da costelinha e do torresmo de barriga. 

Mas antes, com fome de quem encarou 3 horas na Estrada Real (linda de viver, mas sem paradas para comer!), pedimos logo caldinhos. Giorgio foi de caldinho fé feijão, a mamãe de Canjiquinha.


Nem tínhamos terminado quando chegou o prato infantil (arroz, carninha picada, batata frita e feijão) para atender nossa ½ nerd, Manu, de 1 ano e 9 meses. O prato foi bem recebido!


As "crianças" tomaram limonada suíça que foi a única coisa que não gostamos: estava amarga! Mas o restante estava perfeito!

Dedo de Moça Bar e Restaurante fica na rua Aureliano Mourão, 101, Centro, São João Del Rei, na rua detrás do Memorial Tancredo Neves. O telefone é 
(32) 3371-7623



O Caminho dos Diamantes, rota estabelecida desde 1729, após a descoberta de diamantes na região do Serro Frio, é um dos pertencentes à Estrada Real. O nome é alusivo a qualquer via terrestre que, à época do Brasil Colônia, era percorrida no processo de povoamento e exploração econômica de seus recursos, em articulação com o mercado internacional.

O percurso ligava a sede da Capitania, Vila Rica (atual Ouro Preto), à sede do distrito diamantífero, o Arraial do Tijuco (atual Diamantina). O caminho que seguimos neste sábado correspondia ao que hoje se chama de Rota Religiosa, ligando Ouro Preto a São João Del Rei e Tiradentes.

O Projeto Estrada Real foi formulado em 2001 pelo Instituto Estrada Real, sociedade civil, sem fins lucrativos, criada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) com a finalidade de valorizar o patrimônio histórico-cultural, estimular o turismo, a preservação e revitalização dos entornos das antigas Estradas Reais.





Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha