19 de mar de 2015

Muffins de doce de abóbora com coco

Continuo minha série de muffins que fazem os finais de semana em casa serem mais queridos! 

E antes desta receita, um comentário importante:

O segredo do muffin está na massa, sempre um pouco "rough" - não achei ainda uma boa palavra para substituir essa da língua inglesa, mas é algo como "rascunhado, sem muito acabamento". 

Não se bate muffin com batedeira elétrica, apenas misturamos os ingredientes usando um garfo ou uma colher comum.

Isso porque a ideia deste bolinho é usar o que temos à mão e, como se cozinhava antigamente, aproveitar o que está sobrando. 

Por isso, considero um dos modelos de sustentabilidade na cozinha e sou uma entusiasta da sua proliferação. 

Outro detalhe que adoro: as receitas são pequenas, porções para se comer imediatamente e não sobram. E agora que uso a Cupcake Maker elétrica, ficam assados em 5 minutos. Mais uns 10 para fazer a massa e garanto que não tem preguiça para preparar um bolinho!
:)




Ingredientes:
- 1 ovo
- 1 colher de sopa de manteiga/margarina (eu uso margarina por conta da intolerância à lactose)
- 1/2 xícara de açúcar 
- ½ xícara de leite (uso iogurte natural por conta da intolerância à lactose)
- 3 colheres de sopa (generosamente servidas) de doce de abóbora com coco
- ½ colher de sopa de fermento em pó
- 1 xícara de farinha de trigo 

Modo de preparo:
Misture o ovo, a manteiga/margarina e o açúcar. Nesta etapa eu capricho para misturar bem os ingredientes e a gordura se dissolver. Acrescento o leite, o doce de abóbora, mexo para mesclar e em seguida dou o ponto com a farinha. Por último coloque o fermento e voilà.
Não demorou nem 10 minutos né?
;)

Veja na foto como deve ser a textura final, pois você pode precisar de mais farinha caso seu "restinho" de doce de abóbora esteja menos açucarado que o daqui de casa.




Vantagens nutricionais:

As abóboras são baixas em caloria, elas fornecem apenas cerca de 25 calorias por 100 gramas de consumo. Ricas em carboidratos e fibras alimentares, também são fontes de vitaminas A, B, C, E e K. Miinerais, como o Ferro, o CálcioMagnésioFósforoManganês e Zinco também são naturais na abóbora. 

Veja também o post sobre a máquina de fazer bolinhos e o pão de queijo de liquidificador usando a mesma Cupcake Maker neste link.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha