14 de mai de 2015

Receita de Bolo de milho verde com leite moça - e os bons motivos para incluir este cereal na dieta!


Quer uma desculpa para fazer já essa receita de bolo de milho verde com leite com leite condensado? 

Os benefícios do milho estão na "ajuda" para regular o intestino e a prevenir a prisão de ventre: é um alimento que tem muitas fibras! Elas é que ajudam a reduzir o colesterol, dando boa fama a este cereal.
Além disso, o milho é uma leguminosa rica em carboidratos e que não tem glúten e, por isso, pode ser consumido por quem tem doença celíaca.

Já está meio convencido? 

Então veja os ingredientes desta receita - deve ter quase tudo na sua despensa! - e o modo de fazer - no liquidificador :) - para se animar a entrar na Boloterapia.

Bolo de milho verde com leite moça 

Ingredientes
4 espigas de milho verde (ou 2 latas de milho em conserva)
½ xícara (chá) de óleo
1 lata de Leite MOÇA®
3 ovos
1 xícara (chá) de farinha de trigo
250g de coco fresco ralado ou 100g de côco ralado 
1 colher (sopa) de fermento químico em pó

Modo de Preparo
Bata no liquidificador os grãos de milho (sem a água da conserva) com meia xícara de água (usamos leite). Junte o óleo, o leite condensado e os ovos. Bata bem. Se seu liquidificador for bom, continue nele. Caso contrário, despeje essa mistura em uma tigela, acrescente a farinha e misture bem. Por último, junte o côco e o fermento. 

Unte e enfarinhe uma forma redonda com furo central e despeje a massa do bolo. 

Asse em forno médio alto (200 ºC) pré-aquecido por cerca de 40 minutos ou até que, espetando um palito na massa, este saia limpo. Retire do forno. Quando estiver morno, desenforme, polvilhe, o açúcar de confeiteiro e sirva a seguir.

Vantagens nutricionais do milho verde:




- rico em vitaminas A, B1 e C, o magnésio. A vitamina B1 é responsável  pelo metabolismo, ajudam a "quebrar" mais gorduras no organismo e gerar mais energia - é vital também para o bom desenvolvimento do sistema nervoso- protege as células;
- reduz os níveis de colesterol;
- ajuda a controlar o açúcar no sangue;
- ajuda a prevenir problemas cardíacos.

Mas atenção  com o milho enlatado porque, geralmente, para se conservar por mais tempo, adiciona-se uma quantidade de sal.Verifique o que diz na embalagem ;) 

Caso precise reduzir mesmo o sal na dieta, aconselha-se cozinhar o milho in natura e congelar para conservar por mais tempo e manter as suas propriedades.



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha