8 de jun de 2015

No meio do caminho tinha um caco #100anosdanossagarrafa


Quantos de nós não se deparou com  um caco de vidro no meio do caminho e imediatamente sabia que se tratava de um pedaço da garrafa da Coca-Cola?
Esse é um dos vários aspectos que fazem do objeto um dos maiores, quiça o maior, case de sucesso do designer de todos os temos. Imaginar e criar uma garrafa que alia uma aparência inovadora, ergonômica ao mesmo tempo que deixa exposto seu conteúdo, que por suas características, também único não não foi acaso do destino. Em 1915, a empresa organizou um concurso design, que visava encontrar a embalagem perfeita. Oito empresas se candidataram no desenvolvimento do projeto que tinha como premissa ser reconhecida no primeiro toque e que tivesse um formato que possibilitasse sua identificação mesmo quebrada. A Root Glass Company, de Indiana, venceu o concurso, tendo por inspiração básica o fava de um cacau que foi pesquisada nas páginas da enciclopédia Britânica. Desde então a garrafa é a mesma, houve apenas uma mudança tornando-a mais alongada para facilitar o processo de envase.



Nessa imagem vemos a réplica do primeiro desenho desenvolvido a partir da ilustração da fava de cacau da Enciclopédia Britânica.


Evolução da garrafa desde 1889




Ícone da cultura pop no século 20, foi inspiração para artistas plásticos, fotógrafos além de estar sempre presente no cinema, seja nos filmes, seja nos set de filmagem. Talvez o melhor resumo do que significa uma Coca-Cola tenha sido dito por Andy Warhol, que se inspirou diversas vezes na imagem da garrafa em suas obras nos anos 1960: "Uma Coca-Cola é uma Coca-Cola. Não importa quanto dinheiro você tenha, nenhuma quantia no mundo pode te dar uma Coca-Cola melhor do que aquela que o coitado da esquina está tomando.”
Arte pop de Andy Warhol (1928-1987)

Arte pop do século 20


Marilyn Monroe
Elvis Presley
Uma mostra de toda essa magnífica presença pode ser vista pelos paulistanos no Parque Villa Lobos na mostra comemorativa dos 100 anos da embalagem. A coleção mostrou toda a história desde a concepção da embalagem até obras que fizeram dessa garrafa um dos itens mais conhecidos pelos homens em todos os tempos. O bônus ficou pela degustação da Coca-Cola perfeita, servida a 3 graus e claro dentro da garrafa.


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