26 de ago de 2015

Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhor ‪#‎sbrio15‬




A frase “Viva Bairro – Construindo juntos um lugar melhor” é a nossa cara e traduz muito do que defendemos nos blogs e fazemos em nosso cotidiano. Só isso já nos deixaria simpáticos ao projeto do GPA que será apresentado no Sustainable Brands 2015, cocriado em parceria com a Aoka Labs - uma empresa B certificada – Instituto Aromeiazero, OSCIP que atua na valorização do espaço público, e comunidades de bairros de São Paulo e Rio de Janeiro.

O projeto tem como objetivo criar e apoiar ações de impacto socioambiental que envolvam as comunidades no entorno de lojas do Grupo, a partir do compromisso de Engajamento com a Sociedade, gerando valor compartilhado e o desenvolvimento local.

Tinha um motivo extra para nos interessar: um dos focos do projeto é a nossa Mooca. Acompanhamos o Projeto Praças dos Povos, que busca ampliar e cuidar de áreas verdes e de lazer no bairro da Mooca, assim como estimular o cuidado e a convivência nos espaços públicos do bairro. O projeto contará com ações de conscientização, oficinas, plantio e manutenção de três praças selecionadas pelo Grupo de Trabalho.



O projeto piloto está sendo realizado em cinco bairros (dois em São Paulo e três no Rio de Janeiro) e teve alguns critérios base, como ser desenvolvido em espaços públicos, ter as entregas serem abertas para a participação da comunidade, potencial de replicabilidade e viabilidade de execução. A metodologia consiste em três etapas principais: mapeamento e imersão nos locais, empoderamento das pessoas das comunidades e implementação por meio de oficinas e eventos públicos.

A primeira etapa durou cerca de 2 meses e consistiu em visitas às comunidades nos bairros do Jaguaré e Mooca (SP); Copacabana, Tijuca e Meier (RJ), para realizar um amplo mapeamento dos atores, instituições, iniciativas e espaços públicos locais. Equipes do Extra e dos parceiros Aoka Labs e Instituto Aromeiazero identificaram as potencialidades de cada região. “Nesta etapa, houve a preocupação de capturar tanto iniciativas que já estão gerando resultados positivos, quanto aquelas ainda em fase inicial ou que precisam de apoio para aumentar a escala de impacto”, diz Eduardo Souza, coordenador de sustentabilidade do GPA.

Com base nesse mapeamento, os próprios moradores, organizações e outras pessoas interessadas, com apoio do Extra e dos parceiros, participaram de momentos de imersão nos bairros, desconstrução dos olhares e percepções antigas, atividades de autoconhecimento e de conexão com o próximo e, por fim, prototipagem de iniciativas que gostariam de ver acontecer. Iniciou-se, então, a etapa de criação e fortalecimento dos grupos de trabalho, com divisão dos papeis de cada agente para execução do projeto.

“Por vários dias foram feitos laboratórios de cocriação com as comunidades, para construirmos juntos um sonho de futuro para o bairro. Assim, foi criada uma agenda de temas relevantes para serem incentivados durante este ano”, comentou o coordenador. “Buscamos sinergias entre estes temas relevantes das comunidades com os temas materiais do GPA, algo que fluiu muito bem e legitima nossos compromissos de Sustentabilidade. Em seguida fizemos as devolutivas in loco e iniciou-se o processo de criação dos Grupos de Trabalho. Esses grupos são bem importantes, pois geram o reconhecimento dos talentos das pessoas e fortalecimento de sua auto-estima para realizar o que sonham”, complementa. Também, estão sendo fortalecidas redes locais, que visam apoiar os Grupos de Trabalho principalmente através de ações de comunicação e divulgação das atividades e a conexão entre pessoas e parceiros interessados em contribuir com os projetos.

“A ideia é que o Extra, a Aoka Labs e o Instituto Aromeiazero sirvam como auxiliadores dos grupos de trabalho, e que a comunidade se sinta realmente proprietária dessas ações desenvolvidas. Eles elencaram as principais necessidades do bairro, tiveram as ideias, escolheram o que deveria ser realizado e é importante que se sintam responsáveis. Só assim o projeto se torna auto-sustentável, explica Souza. No Rio de Janeiro, a cocriação resultou no “Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos”, “Projeto Ta Limpo” e “Projeto TUAS” (Tijuca Unida Artística e Sustentável), em Copacabana, Meier e Tijuca, respectivamente. No Jaguaré, em São Paulo, o projeto cocriado é o “Praças Vivas” e no bairro da Mooca, também na capital paulista, é o “Praças dos Povos”.

Agora, o Viva Bairro está na etapa de implementação, com oficinas e eventos públicos, para desenvolver, formar e compartilhar os talentos e inovações dentro das comunidades.

Conheça os projetos:


  • Projeto TUAS (Tijuca Unida Artística e Sustentável) – Tijuca – Rio de Janeiro: Revitalização da área do rio Trapicheiros visando criar uma nova história para a Grande Tijuca em relação ao rio e a unificação do bairro, elevando a qualidade de vida e o orgulho de viver nele, valorizando sonhos, talentos e recursos locais. Desenvolvimento ao longo do ano de uma série de festivais que envolvem atividades culturais e de educação ambiental, gerando um sentimento de pertencimento dos Tijucanos em relação ao rio Trapicheiros. Em paralelo fomento ao turismo na Grande Tijuca através do desenvolvimento de roteiros turísticos de bike e à pé.
  • Projeto Conexão Tabajaras Cabritos – Copacabana – Rio de Janeiro: Desenvolver o turismo de base comunitária integrando as atividades culturais e de reflorestamento/educação ambiental no morro dos Tabajaras e Cabritos, a partir deações já existentes. O projeto contará com ações de: aulas de grafite, implantação de horta comunitária, formação de jovens condutores turísticos, manejo e sinalização de trilhas e mapeamento de talentos locais. Além disso, a criação de uma associação na busca pela sustentabilidade do projeto após os 8 meses é um dos eixos norteadores.




  • Projeto Tá Limpo - Méier Rio de Janeiro: Conscientizar a comunidade ribeirinha que vive ao longo do Rio Jacaré (no percurso da nascente ao Campinho), situado no complexo do Lins, sobre a importância de se ter um ambiente limpo, bem como mostrar que um ambiente mais limpo pode ser alcançado com mudanças de comportamento e engajamento. O projeto se utilizará de: murais de grafite com mensagens educativas, oficinas de teatro ambiental, oficinas de hip-hop e jongo, cineclubes ambientais, pesquisas locais para saber o que os moradores pensam, campanha de comunicação e mutirões de limpeza no rio, junto a Comlurb.
  • Projeto Praças Vivas – Jaguaré – São Paulo: Visa ampliar a qualidade de vida das pessoas, aproximar os moradores da produção cultural local, ao mesmo tempo em que permite resgatar e fortalecer laços comunitários.
  • O projeto "Praças Vivas" é composto por ações de empoderamento dos moradores em relação ao espaço das praças Jd. Do Éden (Comunidade São Remo) e Praça do Telecentro (Comunidade Nova Jaguaré).
  • Projeto Praças dos Povos – Móoca – São Paulo: Demanda por áreas verdes e de lazer no bairro da Mooca, assim como estimular o cuidado e a convivência nos espaços públicos do bairro. O projeto contará com ações de conscientização, oficinas, plantio e manutenção de três praças selecionadas pelo Grupo de Trabalho.



Sustainable Brands – Rio de Janeiro

O GPA irá apresentar o projeto “Viva Bairro” cocriado pelo Extra, em palestra e roda aberta de diálogo na manhã do dia 27 de agosto. Além disso, ativará o projeto entre todos os dias do evento, de 25 a 27 de agosto, para que os visitantes conheçam mais e possam conversar com os parceiros e moradores das comunidades que estão participando dos grupos de trabalho. No mesmo dia, por volta das 14h, os participantes da SB 2015 poderão conhecer “in loco” o Viva Bairro, com visita ao Projeto Conexão Tabajaras & Cabritos, em Copacabana. O tour será realizado e guiado pela Aoka Labs com apoio do GPA.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha