20 de out de 2015

Horta urbana: uma tirinha de terra e muitos temperos e vegetais crescendo bem!



Ah, essas hortas urbanas... Na semana passada conferimos dois exemplos bem legais desse trabalho de formiguinha. Essa é na entrada do Buffet Quintal7Cores em Moema, onde estivemos num evento insulanamente off-line do app PlayKids.

Uma tirinha de terra e muitos temperos e tomatinhos crescendo bem!




E uns dias antes, num evento da Del Valle, a gente tinha conferido o telhado verde do Eco House, uma empresa que faz eventos em Pinheiros e que tem um “Econômetro”, postado e atualizado em tempo real para os clientes, com todas as economias geradas no Eco House, da preparação ao fim do evento. 

Foi muito legal para nós e igualmente para nossos filhos, que nos acompanhavam. Saber que existe uma preocupação também para minimizar a utilização de recursos naturais, otimizando seus processos de eficiência energética (iluminação natural, telhado verde e lâmpadas LED) e eficácia no uso de recursos hídricos (captação de água pluvial para reuso nas bacias sanitárias, limpeza do piso e manutenção do jardim) faz a gente simpatizar com o local, né? 

O local parece uma vitrine de propostas novas e interessantes das quais ouvimos falar em teoria, mas raramente vemos na prática, pois conta com um gerenciamento de recursos sólidos (coleta seletiva) e dos resíduos orgânicos (compostagem), assim incorporando o tripé da sustentabilidade em todas as etapas do seu projeto. 

Gostou e quer repetir? 

A coordenadora de sustentabilidade do Selo Ecotest, Cristiane Zambrana, explica que o Eco House passou pelas quatro etapas para obtenção do Selo Ecotest Compromisso Sustentável, são elas:

1. Avaliação inicial: Avaliação Documental das evidências apresentadas pela empresa; Inspeção Técnica Inicial - Visita In loco e Elaboração de Relatório Diagnóstico;

2. Plano de gestão das ações de sustentabilidade: Consultoria na Implementação das Ações de Sustentabilidade Previstas no Relatório de Diagnóstico e Acompanhamento da Execução das Ações;

3. Avaliação das ações implementadas: Inspeção Técnica – Visita In loco para Avaliação da Implementação das Ações de Sustentabilidade e Relatório Final;

4. Concessão da licença: Entrega da Concessão da Licença do Selo Compromisso Sustentável Ecotest e Manual de Uso do Selo.





Veja o vídeo dos #2nerdsnacozinha no terraço ajardinado, cercado por árvores frutíferas que oferece um lounge ecológico para educação ambiental em um lugar a céu aberto com horta, orquidário, herbário e espaço de compostagem doméstica. Este espaço de agricultura urbana é responsável pela maioria das ervas, temperos e frutas consumidas no restaurante. Possui ainda uma linda decoração feita com materias recicláveis, como porta de Kombi nas portas do banheiro, pneus usados como puffs, caixotes de madeira como estante, entre outros.


Eco House. Rua Amaro Cavalheiro, 158 – Pinheiros. Telefone: (11) 3846-7112.







#2nerds num terraço verde :)

Posted by 2nerdsnacozinha on Quinta, 13 de agosto de 2015
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha