7 de out de 2015

Você já ouviu falar da Zona Cerealista, em São Paulo?


Foto de Eli Kazuyuki Hayasaka


Você já ouviu falar da Zona Cerealista, em São Paulo?

A Zona Cerealista é uma região localizada no bairro do Brás em São Paulo onde se concentram dezenas de armazéns varejistas e atacadistas de cereais e produtos naturais e saudáveis em geral. A região é conhecida pelos preços baixos e pela venda de produtos a granel.

Assim como ocorre nas calçadas da 25 de Março, vizinha a Zona Cerealista, é a referência também, só que em comida e importados. A confusão é maior nas manhãs de segunda, repletas de feirantes. Por isso, o ideal é fazer compras e passear por lá à tarde ou aos sábados de feriadões como o desta semana.

Foto Marcos Alves / Agência O Globo


Acontece que a crise econômica está mudando a rotina da região, que fica no coração atacadista de São Paulo, pertinho do famoso Mercado da Cantareira.

Segundo li, as ruas acostumadas ao vai-e-vem de comerciantes em busca de produtos para serem revendidos em toda a capital paulista recebem cada vez mais o consumidor comum. O estacionamento costuma custar 15 reais a hora e dá para ir de metrô: basta descer na estação Dom Pedro II e percorrer a Avenida Mercúrio a pé. Aqui tem um guia legalinho para saber onde ir e aqui um bem detalhado para quem ama comida.



A maioria dos comerciantes repaginou as lojas para receber os clientes do varejo. Já é possível parar o carro em estacionamentos e as lojas da região também se adaptaram com criação de disque-entregas e até áreas de degustação de produtos.

A Zona Cerealista está em transformação, mas mantém sua mistura de cheiros do passado. Suas ruas, com menos caminhões do que antes, ainda têm carregadores levando sacos de batata e cebola de um lado para o outro. Os galpões são os mesmos, antigos, e na maioria das vezes tomados de pó. O mercado já foi maior, mais lucrativo, mas segue com altos e baixos, em constante transformação.

E a região se organizou e tem um bom site: https://zonacerealista.com.br

 

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha