27 de out de 2015

Você já pensou quantos nutrientes estão nas frutas cítricas que você consome?


No post anterior indicamos uma receita de carne com vegetais. 

O pimentão tem muita vitamina C e a cebola é antioxidante. Mas por garantia, junto com carnes e vegetais de folhas escuras a gente come cítricos.

Você já pensou quantos nutrientes estão nas frutas cítricas que você consome?

Uma única unidade de laranja, tangerina, poncã ou limão contêm pelo menos 19 nutrientes essenciais para a vida e para sua saúde. 

Além de carbono, hidrogênio e oxigênio, uma laranja também contém: nitrogênio, fósforo, potássio, cálcio, magnésio, enxofre, boro, cloro, cobre, ferro, manganês, molibdênio, zinco, cobalto, sódio e alumínio.

Em média, uma laranja pesa de 110 a 150 gramas.  Se considerarmos esse peso, cada laranja contém aproximadamente 240 mg de nitrogênio, 200 mg de potássio e 68 mg de cálcio. 

Esses são os nutrientes de maior concentração na laranja, depois de carbono, hidrogênio e oxigênio. Por outro lado, os de menor concentração são: cobalto, molibdênio e zinco com 0,0004 mg; 0,001 mg e 0,12 mg respectivamente. 

Curiosidade:

As laranjas natal e valência são as variedades que contêm a maior concentração de nutrientes e o limão taiti, a menor concentração. Na fruta, a parte que contém maior concentração de nutrientes é a semente.

(Informação da fanpage Nutrição e Safras, adaptado de Bataglia, O.; Rodriguez, O.; Gallo, J.R.; Furlani, P.R.; Furlani, M.C. 1977. Composição mineral de frutos cítricos na colheita.)
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha