16 de nov de 2015

Bolo de laranja com casca


Estava viajando a trabalho e pensando no que farei para minha família na volta para casa. Recebi uma receita que parece ter o saborzinho de comfort food que me agrada oferecer aos meus queridos. 

Na volta testei e aprovamos! 


Bolo de Laranja de Liquidificador

Ingredientes
  • 1 laranja média com a casca
  • 4 ovos
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 xícara e meia (chá) de açúcar
  • 1 a 2 xícaras (chá) de farinha de trigo
  • 1 xícara (chá) de amido de milho MAIZENA®
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
Para untar e enfarinhar:
  • Óleo e farinha de trigo

Modo de preparo
1-         Corte a laranja em 4 pedaços e retire as sementes que estiverem aparentes.
2-         No copo do liquidificador, coloque a laranja, os ovos, o óleo e o açúcar, e bata até que fique homogêneo.
3-         Transfira a mistura para uma tigela e junte a farinha de trigo, o amido de milho MAIZENA® e o fermento, e misture.
4-         Disponha a massa em uma fôrma*, untada e enfarinhada, e leve ao forno, preaquecido, em temperatura média (180° C) por 40 minutos, ou até que um palito saia limpo, depois de espetado na massa. 
5-         Retire do forno, espere amornar e desenforme. Sirva em seguida.
*forma de furo central de 24 cm de diâmetro.

Rendimento: 30 porções
Tempo de preparo: 10 minutos
Tempo de forno: 40 minutos
Tempo total: 50 minutos

Quer saber porque usar a casca de laranja?

Muitos dos nutrientes se encontram precisamente na sua casca dessa fruta. Uma laranja média conta com cerca de 60 flavonoides e 170 fitonutrientes diferentes que aportam vários benefícios para a saúde e à pele.

O ideal é escolher as laranjas orgânicas para reduzir ao máximo os níveis de pesticidas que são usados no cultivo das frutas. Este tipo de laranja é cultivado com menos substâncias químicas que as demais laranjas, por isso serão muito mais saudáveis. 

Benefícios populares da casca de laranja (informações do site Melhor com saúde):

- A casca da laranja tem propriedades que melhoram a digestão e estimulam o metabolismo. Ela ajuda a combater naturalmente gases, acidez, vômitos e arrotos ácidos. Também é recomendada para estimular o apetite e aliviar náuseas.
- O consumo de casca de laranja em pó tem propriedades expectorantes que favorecem a eliminação de muco no sistema respiratório, ajudando a aliviar a tosse e a asma.
- Os principais benefícios da casca de laranja se devem ao seu óleo essencial “ D-limoneno”, o qual conta com propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias. Este óleo essencial ajuda a neutralizar os ácidos do estômago e a promover movimentos intestinais saudáveis.
 - A casca de laranja tem propriedades que ajudam a reduzir os níveis de colesterol e as triglicérides, e promove a função hepática normal. Também conta com um flavonoide conhecido como hesperidina, que é eficaz contra o câncer de cólon e a osteoporose.
- As cascas de laranja ajudam a reduzir as manchas escuras na pele. Graças a suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e antifúngicas, as cascas de laranja são boas para combater a acne.



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha