5 de nov de 2015

Prepare sua mistura pessoal e se renda ao Chimichurri



Hoje foi dia de preparar chimichurri com os temperos que trouxemos há alguns dias da Zona Cerealista. Tem gente que usa ingredientes frescos (cominho e alho, cozidos antes de se juntarem aos outros ingredientes comuns nesta mistura), mas aqui gostamos do sabor forte das ervas desidratadas. 

Como acontece com o curry indiano, cada família tem sua receita, né? Aqui gostamos de páprica picante, pimenta calabresa, alho desidratado ou frito, açafrão da terra, manjerona e salsinha, hidratados com bom vinagre de vinho e generoso azeite de oliva. 

:) 

Você sabe de onde veio esse nome?

Uma lenda está ligada ao nome de um irlandês chamado Jimmy McCurry, que teria se oferecido para preparar este molho; como o nome dele era difícil de pronunciar para os argentinos, eles passaram a chamá-lo de “chimichurri”. Outra versão bem mais plausível é a que dá sua origem na palavra basca tximitxurri, que significa mistura.



Para que serve?

O chimichurri é um molho tradicional na Argentina e no Uruguai, usado principalmente para fazer churrascos. Pode ser usado tanto para marinar a carne antes de fazer o churrasco, como para molhar a carne enquanto está sendo assada, ou mesmo para temperar depois de pronta, que é como gostamos de usar.

O tempero é tão bom que reduz muito o consumo de sal, sendo recomendado para quem precisa controlar a ingestão de sódio. Na Argentina a gente até estranha porque as carnes nunca têm sal ou temperos, a gente "coloca" o sabor depois.

É uma espécie de vinagrete picante, à base de coentro, alho, cebola, tomilho, orégano, pimenta vermelha moida, pimentão, louro, pimenta preta, mostarda em pó, salsão, vinagre e azeite de oliva. 

Como falei antes, tem muitas variações, desde acrescentar ou substituir o coentro por salsinha, acrescentar orégano ou mesmo manjericão ou substituir o vinagre por suco de limão.

Tem ótimos motivos para incluir este molho no seu dia a dia:

Ele é rico em vitaminas B2 e, ferro, sais minerais entre outros também age como antioxidante que protege pele dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células, reforça o sistema imunológico prevenindo doenças virais, melhora a digestão combatendo aquele inchaço abdominal causado pela constipação, previne doenças cardiovasculares, reduz de forma significativa as taxas de colesterol. Tem ação termogênica que aumenta a temperatura do seu corpo facilitando na queima do tecido adiposo, o que também ajuda no processo de emagrecimento.

Veja esta reportagem sobre os benefícios do chimichurri, ela me convenceu a incluir mostarda em pó no meu próximo chimichurri.

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha