30 de nov de 2015

Receita de Natal: Trufas de panetone com cobertura de chocolate








Somos daquelas famílias que sorriem quando os panetones surgem no mercado e que não reclamam das uvas passas e frutas cristalizadas - pelo contrário, adoramos. E desde que mudamos para São Paulo, descobrimos que um dos melhores panetones do mercado é produzido no bairro ao lado, na Vila Prudente, o Village.

Tradicional na região e que vem ganhando o mercado desde que a Veja SP o classificou como o melhor, alguns anos atrás, este panetone tem sido um dos que a gente mais consome.

(faça uma busca no blog para ver como falamos deste assunto e testamos várias marcas e sabores todo ano)

Bom, recebemos da Village esta ideia de Trufas de panetone e cobertura de chocolate.

Aqui raramente dá para fazer Pop Cake (aquele bolo que vira um pirulito), mas para esta receita de panetone acho que a gente tentaria deixar sobrar. 

Veja a receita:

Ingredientes:

Massa de trufada

1 Panettone Village Trufado com recheio e gotas de chocolate

10 colheres (sopa) de creme de leite



Cobertura

300g de chocolate ao leite

Confeitos coloridos ou de chocolate



Modo de preparo:

Em um bowl, esfarele o Panettone Village Trufado, adicione aos poucos o creme de leite e misture bem a cada adição até obter uma massa compacta e macia. Se necessário, acrescente mais creme de leite. Cubra e leve à geladeira por cerca de 3 horas para firmar a massa.

Enrole as bolinhas e reserve sobre uma superfície lisa e forrada com papel-manteiga. Volte à geladeira.

Derreta o chocolate da cobertura conforme as instruções da embalagem. Utilize um pouco de chocolate nas pontas dos dedos e passe por toda superfície da massa trufada enrolada. Coloque sobre a placa com papel-manteiga e polvilhe com os confeitos coloridos. Repita a operação com o restante da massa trufada. Leve à geladeira por cerca de 15 minutos para o chocolate firmar. Sirva em seguida.



  • Dica 1: se desejar, acrescente 2 colheres (sopa) de licor de chocolate ou rum junto com o creme de leite
  • Dica 2: se preferir, utilize o garfo para banhar as bolinhas de massa trufada.
  • Dica 3: você poderá fazer bombons trufados, basta fazer a casquinha de chocolate em moldes para bombom, rechear com a massa trufada e fechar com o chocolate.
  • Dica 4: o Panettone Village Trufado, pode ser substituído pelo Panettone Village Gianduia.



Tempo de preparo: 40 minutos
Rendimento: cerca de 40 trufottones

Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha