7 de dez de 2015

Nutricionista explica como saborear os cardápios de final de ano, sem sair da dieta



O risco em cair em tentação e por a dieta a perder nessa época do ano são grandes. Mas, a nutricionista catarinense Alessandra Guerra, diz que é possível aproveitar as festas de fim de ano sem deixar de manter a forma.

“Podem-se abrir algumas exceções e não é necessário impor uma dieta totalmente restritiva. No entanto, deve-se priorizar o que realmente o corpo precisa em relação à quantidade e os alimentos que apresentam maiores benefícios”, explica Alessandra. Para isso, a nutricionista listou algumas dicas, confira.

1) Foco

Não jogue todas as conquistas do ano para o alto - lembre-se o quanto é difícil eliminar aqueles quilinhos extras!

2) Moderação

Moderação é a alma do negócio. Você não precisa deixar de comer pratos saborosos, pelo contrário, a reeducação alimentar permite tudo, desde que em quantidades reduzidas.

3) Nada de beliscar

Controle-se para não beliscar, principalmente se você for preparar ou ajudar a preparar a ceia.

4) Faça um prato só

Durante as festas, faça um prato só. Mas, antes, verifique todas as variedades e faça a seleção dos pratos que mais lhe apetecem.

5) Substitua

Você pode fazer diversas substituições preciosas e tornar as suas receitas menos calóricas e igualmente apetitosas.

6) Comece pela salada

Inicie as refeições com saladas cruas. Porém, cuide com os molhos, opte por molhos a base de ervas e iogurte desnatado.

7) Cuidado com a gordura

Prefira o peru. Se optar por de lombo assado, tire toda a gordura visível.

8) Maneire na sobremesa

Como sobremesa, faça um lindo arranjo de frutas frescas (abacaxi, manga, ameixa, laranja, entre outras) dispensando frutas em conserva, que contém açúcar em sua composição. Se preferir as frutas secas, fique com o damasco. Gelatinas e sorvetes de frutas também são ótimas opções.

9) Não deixe a atividade física de lado

Intensifique a atividade física, não fique muito tempo sem se alimentar, beba moderadamente bebidas alcoólicas e beba muita água.

10) Planejamento

Estabeleça a sua meta. Planeje o seu cardápio, assim você evita as guloseimas fora de hora e tem em casa tudo o que precisa para preparar as receitas.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha