10 de dez de 2015

Para fazer bonito no Natal: cupcakes que são lindas árvores


Tem coisa mais sustentável do que enfeite de mesa ser uma comida gostosa?

A chef Ivy Oliveira, da Cozinha Experimental União, preparou uma doce sugestão para o Natal. Que tal inovar na decoração com bolinhos que levam saborosas árvores de Natal em cima?

Aposta que promete encantar adultos e crianças, além de deixar as festas de fim de ano ainda mais saborosas!

Ingredientes

Bolinho

¾ xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente (135g)
½ xícara (chá) de açúcar demerara União Naturale (90g)
3 ovos (cerca de 180g)
1 colher (chá) de essência de laranja (5 ml)
1 e ½ xícara (chá) de farinha de trigo (165g)
½ xícara (chá) de leite (100 ml)
1 colher (sopa) de fermento em pó (10g)
1 xícara (chá) de frutas cristalizadas (135g)
2 colheres (sopa) de uvas passas pretas sem sementes (30g)

Glacê

5 claras (165)
1 ¼ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro União Glaçúcar (250g)
2 e ¼ xícaras (chá) de manteiga sem sal em temperatura ambiente (405g)
1 colher (sopa) de essência de baunilha (15ml)
3 gotas de corante em gel verde escuro

Montagem

12 casquinhas para sorvete
Confeitos coloridos.



Modo de Preparo

Bolinho

Bata na batedeira, a manteiga com o açúcar demerara União Naturale até formar um creme fofo e o açúcar se dissolver. Acrescente os ovos, um a um, e a essência de laranja e bata até virar um creme homogêneo. Desligue a batedeira e aos poucos adicione alternadamente a farinha e o leite. Junte o fermento, as frutas cristalizadas e as uvas passas e misture delicadamente. Distribua a massa nas forminhas de papel preenchendo apenas ¾ da sua capacidade, para que não transbordem. Asse no forno preaquecido (180°C) por 15 minutos ou até que um palito, depois de espetado na massa, saia seco. Retire do forno e reserve até esfriar.

Glacê

Em uma tigela, misture as claras com o açúcar de confeiteiro União Glaçúcar e cozinhe em banho maria mexendo bem, até que as claras percam a viscosidade. Em seguida bata a mistura na batedeira até formar um merengue em picos firmes e que esteja totalmente frio. Adicione metade da manteiga e bata até incorporar. Em velocidade baixa adicione a outra metade da manteiga, a essência de baunilha e o corante verde e bata até ficar homogêneo.

Montagem

Coloque o glacê verde em um saco de confeitar com o bico pitanga pequeno e faça um círculo em um bolinho do tamanho da casquinha de sorvete para fixa-la. Com o saco de confeiteiro inclinado, faça pequenas pitangas em volta de toda casquinha, formando as folhas da árvore de natal. Decore com os confeitos e sirva em seguida.


Dica

Decore com confeitos em formato de letras e escreva: “Feliz Natal” ou o nome dos seus convidados e use a árvore para marcar os lugares na mesa na hora da ceia.

Capacidade de xícara: 200 ml
Recipiente: Forminhas de papel marrom 6,5 cm de diâmetro
Temperatura e tempo de forno: Média (180°C) / 15 minutos
Rendimento: 12 porções
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha