15 de jan de 2016

6 alimentos ideais para incluir em uma horta feita por crianças



Poder se alimentar de algo que você mesmo plantou é um prazer imensurável. As horas caseiras são cada vez mais populares e em diferentes formas, para que se adaptem até mesmo aos menores espaços. Fazer o plantio em família é melhor ainda. 

Veja estas dicas do site Inhabitat com seis alimentos que podem facilmente ser plantados por crianças. Assim, pais e filhos podem trabalhar juntos as diversas questões ligadas à agricultura urbana e à alimentação saudável. Vale lembrar que estes alimentos podem ser cultivados até mesmo em vasos.

1. Ervilhas

Plantar ervilhas é muito simples e o cultivo pode começar em um espaço minúsculo. Pequenas recipientes feitos de jornal ou com fôrmas de ovo ou rolinhos de papel higiênico são algumas sugestões para abrigar as sementes até elas começarem a crescer. É importante ressaltar que, apesar de as ervilhas serem ideais para o consumo, as suas sementes não são. Elas são tóxicas, por isso, tenha cuidado para que as crianças não as coloquem na boca.

2. Morango

O morango está entre as frutas preferidas das crianças. Além do sabor, a sua cor e beleza atraem e deixam tudo mais bonito. Plantar morangos com as crianças vai deixá-las sempre curiosas para acompanhar as etapas do crescimento. Assim como as ervilhas, ele pode ser plantado em espaços bem pequenos. Cultivá-los em casa ainda garante a qualidade e que eles estarão livres de agrotóxicos.

3. Repolhos

O mais legal de plantar repolhos é que, em algumas variedades, eles podem ficar quase do tamanho de uma cabeça, algo que desperta a curiosidade das crianças. Não é necessário mais do que dez ou 12 semanas para que eles possam ser recolhidos, prontos para serem devorados.

4. Rabanetes

Os rabanetes estão prontos para a colheita em apenas 25 dias. Durante esse período, os cuidados são tão simples, que até mesmo a menor das crianças consegue dar conta. Mas, vale lembrar que cada semente produz apenas um rabanete. Então, para uma boa colheita, inclua várias sementes.

5. Batatas

Além de estar entre os legumes favoritos, o plantio da batata funciona como um experimento científico. Para começar não é necessário terra. Deixe a semente de batata sob a luz, até que que as comecem a brotar folhas. Depois disso, acomode a batata em um balde no jardim ou em uma área disponível e a deixe se desenvolver.

6. Alface

O alface é uma das folhas mais cultivadas no mundo. Cultiva-las em casa é fácil e evita desperdícios. Assim como as ervilhas, o plantio pode começar em uma pequena sementeira e depois ser transplantado para um vaso, que não precisa ser fundo. O ideal é que o alface seja cultivado em uma área com bastante sol e que o solo esteja sempre úmido. As folhas podem ser retiradas para o consumo durante o seu crescimento, isso evita desperdícios e proporciona alimento fresquinho sempre. A primeira colheita deve acontecer, em média, um mês após o plantio.
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha