31 de mar de 2016

Quer saber por que caldo de galinha faz bem pra gripe?


Mamãe e filha resfriadas. Pra ajudar, resfriou e choveu. O inconsciente nos lembrou que uma boa sopa ajudaria.

Fizemos a que agrada a todos: brodo com agnolini. 

Mas podia ter sido canja, afinal, o que ajuda mesmo é o frango cozido.

O que a sabedoria popular já recomendava há tempos foi confirmado pelos cientistas. Recentemente, a revista Chest - uma das mais respeitadas na área de doenças do aparelho respiratório - publicou o resultado de uma pesquisa comprovando que caldo de galinha realmente ajuda a combater gripes e resfriados. 

Segundo a nutricionista Andrea Squivel, o segredo estaria na cisteína, um aminoácido liberado quando a carne de galinha é cozida. "A substância ajuda a fluidificar o líquido pulmonar, tornando-o menos espesso e facilitando a expectoração".

De acordo com a nutricionista, o caldo de galinha ainda é rico em proteínas bem hidratadas, vitaminas, sais minerais e carboidratos. "O alimento ajuda a repor a água que o organismo precisa para lavar o pulmão e combater a gripe".

Sei que sugerem usar peito de frango e a carne sem pele, mas eu prefiro o caldo feito com o meio da asa ;)



Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha