8 de mar de 2016

Você sabe o que é Fome Oculta? (por @kkcamilla)

Você sabe o que é fome oculta?

Não?

Pois é, eu também não sabia e fui a convite da Sam, ao Mauricio de Souza Produções (MSP) com meus três pequenos, conhecer um pouco mais sobre esse problema e descobrir o que o Arroz Vitaminado podia fazer por ele.



A fome oculta é um problema silencioso e por isso é considerada o problema nutricional mais prevalente no mundo.

Trata-se da desnutrição de micronutrientes essenciais e atinge cerca de 40% das crianças brasileiras, de todas as classes sociais, prejudicando o seu desenvolvimento físico e cognitivo.

No Brasil, o arroz fortificado começou a ser testado na Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Testes comparativos com grupos de crianças que tinham fome oculta mostraram que, com duas porções diárias do arroz, a doença era curada em três meses, enquanto com cápsulas, este tempo era de sete meses. De acordo com o agrônomo José Benício Chaves, da UFV, o arroz vitaminado contém quatro micronutrientes: ferro, ácido fólico, tiamina e zinco, e está sendo estudando a inclusão de novas vitaminas como a vitamina A, por exemplo.

Logo, com a ajuda do Mauricio de Souza, da Monica e de sua mamãe Dona Luisa, foi lançado no dia 27 de novembro o “Dia Mundial de Combate a Fome Oculta”. Mauricio apresentou a Monica como apoiadora do projeto do “Arroz Vitaminado”, que consiste em um arroz acrescido de grãos de farinha de arroz enriquecida com vitaminas e minerais e que já está sendo comercializado no varejo por duas marcas. (Urbano e Carrefour).

A idéia da Path, uma organização internacional sem fins lucrativos que visa melhorias na saúde através de inovação tecnológica, e da Global Alliance for Improved Nutrition (Gain), é combater a fome oculta no Brasil de uma maneira simples, através do arroz, um prato típico que está na mesa de quase todos os brasileiros.

Saiba neste vídeo como é feito o Arroz Vitaminado:

Ainda no evento, ouvimos Carlos Murta, prefeito da cidade de Vespasiano (MG), que contou um pouco da experiência da introdução do Arroz Vitaminado na merenda escolar de sua cidade. Lá são servidas diariamente 16 mil refeições e ele também comentou sobre a necessidade do apoio do governo estadual e das prefeituras nesse projeto, para que o Arroz Vitaminado atinja cada vez mais brasileirinhos. “O desenvolvimento físico destas crianças mudou significativamente, assim como o rendimento escolar individual dos alunos aumentou”, disse o prefeito.

Já segundo Ruiter Pádua, secretário executivo da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Tocantins, “reduzir o índice de desnutrição no Estado de Tocantins é uma prioridade para nós. Infelizmente, temos a população mais doente do País e esta estratégia do alimento fortificado já se mostrou muito eficiente em vários outros países”. Por isso, o Arroz Vitaminado começou a ser utilizado em outubro em hospitais e creches e será incluso na merenda escolar a partir do início do ano letivo, em janeiro de 2014.

Além de todas essas informações incríveis, tivemos a oportunidade de conhecer mais de perto Mauricio de Souza, que se mostrou além de uma pessoa extremamente admirável pelo legado que construiu através de sua criatividade, uma pessoa extremamente preocupada com o bem-estar de seu público, já que a participação da Turma da Monica nesse projeto é meramente institucional, sem fins lucrativos.

Assista o vídeo onde o Mauricio conta um pouco mais sobre sua participação nesse projeto:



Fazia parte dos meus sonhos conhecer Mauricio de Souza, pois cresci e aprendi a gostar de ler através de seus gibis, os quais mantenho assinatura até hoje, e através deles meus filhos também desenvolvem o hábito da leitura. Muitas vezes quando se conhece um ídolo pessoalmente nos decepcionamos e nos ocorre aquele pensamento que seria melhor continuar com o gostar a distância. Não é o que acontece quando você conhece o Mauricio, gentil, educado, e extremamente solícito, atendeu as crianças todas as 10 vezes que foram falar com ele. Tirou fotos, deu autógrafos, fez piadas… Enfim, você o conhece e gosta mais ainda dele. (Eu queria que ele fosse meu avô, rs).

As crianças saíram do evento encantadas, rindo e dizendo que a Magali não estava no evento senão não teria arroz para degustar. E recontando a piada do Mauricio, que o Cebolinha descobriu que a Monica era forte de tanto comer Arroz Vitaminado. E de agora em diante “ai de mim” se não comprar somente Arroz Vitaminado para eles!

Gostaria de agradecer a Sam pela oportunidade de representar o “Mãe com Filhos” nesse evento, conhecer um pouco a MSP e por poder agora espalhar essas informações tão importantes :)”
Postar um comentário

Quem cozinha e conversa?

O blog surgiu da vontade de falar de comida, bebida e alimentação saudável, coisas que estão sempre em pauta na nossa cozinha, nos reuniu desde 2009 numa conversa online, como fazia com os papos nas cozinhas de amigos e os eventos deliciosos de gastronomia dos quais este blog tem participado. Tudo isso está aqui, temperado pela vontade de trocar ideias e aprender. Se você também gosta de um papo de cozinha, puxe uma cadeira e junte-se a nós.

E se quiser conversar com a gente: cozinhaconversa@gmail.com

Google+ Badge

Siga-nos no Twitter @conversacozinha